Institucional

blog_5dicas

Postado em: 21.12.2016

Um novo ano está prestes a começar e com ele sempre vem os desejos e promessas de organizar melhor a vida financeira. Conheça algumas dicas para manter o controle sobre os seus gastos:

Ano Novo, vida nova!

Acabar com as dívidas é muito importante para começar o ano com o pé direito! Aproveite o dinheiro extra do fim do ano para pagar contas atrasadas e evite ao máximo o parcelamento nas compras de Natal. Lembre-se que o começo de ano é uma época que sempre conta com dívidas maiores e merece atenção especial, por isso é melhor evitar novas prestações! Vale também levar isso como um estilo de vida para os meses seguintes. Quanto menos dívidas acumuladas, melhor!

Antecipe-se

Um dos maiores segredos para manter as contas sempre em dia está em compreender os gastos e os períodos em que as despesas são maiores, como no começo do ano, por exemplo.

 Visualizar o ano como um todo na hora de planejar as finanças é uma boa estratégia para economizar em épocas mais folgadas e não se desesperar em épocas mais cheias de gastos. Além dos impostos e despesas fixas, meses com eventos como férias e festas de aniversário, que geram gastos extras, podem ser programados com antecedência para não apertar no bolso de ninguém!

Reveja os seus objetivos

Você tem algum objetivo financeiro a longo ou médio prazo? Já parou para verificar se está indo na direção correta da realização dele? Os inícios de ano são um bom momento para revisar o dinheiro que já tem guardado e se é necessário aumentar a quantia ou reavaliar a forma de investimento atual, de acordo com os prazos e objetivos estabelecidos!

Revise os gastos do ano anterior

Se você manteve o bom costume de anotar os seus gastos durante o ano que passou, parar algumas horas para fazer uma análise de como o dinheiro foi utilizado pode ser uma excelente forma de planejar o orçamento. Faça um balanço geral e veja onde é possível cortar excessos e gastos desnecessários para adquirir novos hábitos com o começo do ano.

Crie uma rotina financeira

Que tal seguir a regra dos 50-15-35? Essa rotina financeira envolve separar os gastos e incluir o compromisso de economizar parte dos seus rendimentos. A ideia é que 50% do salário vá para gastos essenciais, 15% para as prioridades financeiras, como uma poupança ou investimentos, que irá garantir o retorno dos seus objetivos, ou, caso esteja endividado, para pagar possíveis acordos. Finalmente, os últimos 35% são destinados para manter seu estilo de vida, como atividades de lazer e etc.

Seguindo dicas simples e possíveis, seu ano pode começar bem melhor, rumo a uma excelente saúde financeira em 2017! Que tal começar agora?

Comentar