Gastronomia

Blog_iniciantes

Postado em: 25.05.2016

O vinho é uma das bebidas mais antigas criadas pelo homem e pode proporcionar experiências fantásticas ao paladar. Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário ser especialista para apreciar um bom vinho. Entretanto, para os que estão começando a se aproximar desse mundo, entender e degustar a bebida pode não ser uma tarefa fácil. Algumas dicas podem auxiliar os iniciantes.

Comece pelos menos complexos

O mais indicado para um paladar iniciante é começar por vinhos com menos elementos para se assimilar e analisar. Busque vinhos de pouco ou nenhum tempo de barril – ou seja, que foi estagiado por pouco ou nenhum tempo na madeira – e de uvas tradicionais, como brancos de Chardonnay e Sauvignon Blanc e tintos em base de Pinot Noir e Merlot.

Combine vinhos com alimentos

Enriqueça a experiência harmonizando pratos! A enogastronomia combina vinho e comida, complementando os sabores da refeição. Muitas vezes o vinho entra para limpar o paladar, o que acentua o sabor do prato. Pesquise combinações infalíveis e faça o teste, há vários critérios e bases para a harmonização, mas as mais clássicas não são as únicas, conforme você ganha conhecimento, também pode criar suas próprias combinações.

Experimente e encontre seu paladar

Não existe um vinho que vá sempre agradar todo mundo: conheça os diferentes tipos da bebida (brancos, espumantes, tintos, de colheita tardia, de diferentes safras, etc.), descubra quais taninos, acidez e teor de álcool mais agradam, anote suas sensações e veja quais são compatíveis com as suas preferências. Lembre-se que cada vinho tem sua personalidade e características que criam a complexidade do sabor!

Treine seus sentidos

Afie o paladar e olfato em suas degustações, tente encontrar as notas pelas quais o vinho que está degustando é conhecido, quais vinhos proporcionam mais frescor à boca, quais são mais aromáticos ou frutados. Analise o que você sente com a experiência atentamente e aproveite toda a experiência de tomar um bom vinho.

Estude o assunto

Caso queria se aprofundar no mundo dos vinhos, o material didático é extenso e contribui bastante para entender esse universo. A cada leitura, você pode descobrir qualidades e tipos de uvas diferentes, as inúmeras notas que podem ser encontradas em uma garrafa de vinho, entre muitas outras informações que serviram como um verdadeiro acervo de consulta para suas experiências.

Só não se esqueça de beber com moderação. Beber demais pode atrapalhar a sua experiência!

 

Comentar