Viagens

destaqueoz2

Postado em: 26.03.2013

Estreou na última sexta-feira, 08 de março, nos cinemas de todo o mundo, o filme “Oz, mágico e poderoso”. O diretor Sam Raimi, conhecido pela trilogia “O Homem Aranha”, criou um prelúdio do clássico filme de 1939 “O Mágico de Oz”. Qual será a história por traz do famoso mágico que concede desejos a quem lhe procura na cidade das Esmeraldas? Esta foi a pergunta que deu origem ao filme atual.

O enredo traz a história de Oscar “Oz” Diggs (James Franco), um mágico decadente de Kansas que, ao fugir do marido de sua amante, sobe em um balão no meio de um tornado que o leva par a cidade de Oz. Lá ele conhece as três irmãs bruxas Evanora, Theodora e Glinda (Rachel Weisz, Mila Kunis e Michelle Williams). Uma profecia prevê que um mágico cairia dos céus para salvar a cidade da bruxa má. (Uma das três irmãs, mas não dá para contar quem para não estragar a surpresa, né?).

Apesar de não ter Dorothy e Totó, o filme traz inúmeras referências à produção original, como leões, espantalhos e a famosa estradinha de tijolos amarelos. Ponto alto do filme: Descobrir a origem da Bruxa Má do Oeste.

Para acompanhar a estreia do filme, o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, está expondo o figurino original assinado pelo figurinista ganhador do Oscar, Gary Jones. É possível ver os vestidos usados pelas bruxas, a caixinha de música utilizada por Oz e também o seu terno. Aliás, uma curiosidade, você sabia que durante a filmagem o ator James Franco usou apenas um terno surrado para o seu personagem? Ao contrário do que comumente acontece, o seu vestuário tinha apenas uma peça.

Falando ainda em figurino, o famoso sapatinho vermelho de Dorothy, usado para ela bater o calcanhar três vezes e voltar para casa, será exposto em breve em um museu que contará a história dos filmes que passaram pelo Oscar. O item, o vestido xadrez e mais o chapéu usado pelo Espantalho estavam expostos no Museu Americano de História Natural em Nova York, mas foram leiloados (O sapatinho custou cerca de 3 milhões de dólares), para este novo lugar em Hollywood. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está montando um espaço que ocupará dois quarteirões no distrito californiano com um orçamento de 400 milhões de dólares. A previsão é que fique pronto ainda em 2013, mas quando tiver mais notícias, corro para contar.

Exposição Figurinos Originais de OZ

Shopping JK Iguatemi

Rua Juscelino Kubitschek 2041 – Vila Olímpia.

Contato: (11) 3152-6809

 

Marcio Nel Cimatti é fotógrafo e blogueiro de viagens. Seu blog é www.ajanelalaranja.com.br

Comentar