Institucional

luta conta cancer

Postado em: 12.11.2015

O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens. Estima-se que 1 em cada 6 homens tem ou terá a doença durante a vida. A taxa de cura, se diagnosticado cedo, é de 90%, uma taxa bastante alta. Infelizmente, muitos homens não realizam os exames necessários e descobrem tardiamente a presença do câncer, encurtando suas vidas.

Em vários países o mês de novembro é considerado o Novembro Azul, mês onde chama-se a atenção da população para a importância da prevenção do Câncer de Próstata. Muitas ações de conscientização são realizadas e alguns pontos turísticos são iluminados em azul para lembrar o movimento.

Fora do Brasil, alguns lugares chamam a campanha de Movember – uma junção de moustache (bigode) e november (mês de novembro) – e os homens cultivam seus bigodes vistosos como forma de chamar atenção para a causa!

Apoiando a mesma causa, motociclistas se reúnem anualmente, no mês de setembro. O evento promovido por eles, o The Distinguished Gentleman’s Ride, trata-se de um passeio onde donos de motocicletas clássicas se vestem com seus melhores trajes e saem pela cidade, como forma de chamar atenção para o câncer de próstata e sua importância.

O evento ocorre em diversos países e arrecada dinheiro para o financiamento de pesquisas relacionadas à cura do câncer de próstata em instituições de ciências. No ano de 2015, o The Distinguished Gentleman’s Ride arrecadou mais de 2,3 milhões de dólares, em cerca de 80 países.

É possível fazer parte da campanha do Novembro Azul com atitudes simples, como se informar e conversar sobre o assunto com os homens que vivem ao seu redor, para que conscientizem-se e realizem os exames periodicamente.

Comentar