Viagens

blogpost_fest

Postado em: 16.10.2017

O bairro da Liberdade é conhecido, além de sua cultura oriental, por festivais que celebram essa cultura durante o ano inteiro. Conheça aqui alguns desses festivais e marque na agenda!

Toyo Matsuri (Festival Oriental)
No início do mês de dezembro ocorre o festival Toyo Matusri, que celebra o bairro da Liberdade e sua origem oriental (e não só japonesa). O festival costuma durar o mês inteiro, com diversas manifestações culturais, como os tambores japoneses, o taikô, shows variados de música e danças tipicamente orientais.

Moti Tsuki
Dia 31 de dezembro, todos os anos, acontece o Moti Tsuki. A festa acontece para celebrar o ritual de passagem de ano e agradecer aos deuses as dádivas recebidas. É um festival para pedir fartura, prosperidade e sucesso no próximo ano. Durante a manhã, são fabricados motis – bolinhos de arroz socados em um pilão que dão nome ao festival e que prometem ser um amuleto para o próximo ano. Uma grande fila é formada e cada participante ganha um saquinho com bolinhos vermelhos e brancos, que representam paz e felicidade. Toda a celebração acontece até meio dia, quando os relógios do Japão marcam meia noite, portanto um novo ano!

Ano Novo Chinês
O Ano Novo Chinês acontece em uma data diferente do ano novo ocidental, que tem uma data fixa. O Ano Novo Chinês acontece de acordo com o calendário lunar e pode variar, acontecendo normalmente entre o final de janeiro e início de fevereiro. A Liberdade não poderia ficar de fora das comemorações! As ruas ficam decoradas e cheias de pessoas comemorando a entrada de um novo ano. Para ajudar na comemoração, as barraquinhas de comidas típicas marcam presença com quitutes variados da cultura oriental. O próximo ano (2018) comemorará a entrada do ano do cão, um dos doze animais do horóscopo chinês!

Hanamatsuri (Festival das Flores)
O Hanamatsuri, Festival das Flores comemora o nascimento do Buda Xaquiamuni. Uma estátua do Buda é colocada em um altar na Rua da Liberdade, cercado de flores, que representam o jardim onde o Buda teria nascido, de acordo com a lenda. Os visitantes banham a estátua com um chá doce enquanto fazem pedidos. Depois disso, a imagem do Buda é colocada sobre a representação de um elefante branco e sai em cortejo pelas ruas do bairro.

Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas)
Uma das festas mais tradicionais do Japão e mais conhecidas da cultura no Brasil acontece entre julho e agosto. A festa celebra uma antiga lenda sobre um casal apaixonado que foi castigado pelos deuses e transformado em estrelas, que só se encontram uma vez ao ano. Como agradecimento a esse encontro, eles realizam os pedidos que os humanos fazem durante esse encontro. Na data do festival, as ruas ficam cheias de bambus com pedidos amarrados e o bairro se enche de cores para celebrar!

Gostou das ideias? Já pensou em morar na Liberdade e não perder nenhum desses festivais? Venha conhecer o HUM Liberdade e não perca essa chance!

Comentar