Arquitetura e Decoração

casa-inverno-07

Postado em: 27.07.2018

Confira nossas dicas para deixar sua casa mais aconchegante no inverno

No inverno, a vontade de ficar em casa é mesmo irresistível. Com a chegada da estação mais gelada do ano as pessoas logo buscam as roupas mais quentes do armário. Mas, essa adequação de hábitos vai além do vestuário.

Os ambientes também podem ser preparados para esse clima. Às vezes, até as pequenas mudanças na decoração já conferem mais aconchego a casa.

Não acredita? Para encarar melhor o frio, faz toda a diferença um lar mais acolhedor. E há muitas opções versáteis e elegantes no mercado, próprias para transformar totalmente o visual dos cômodos nesta etapa do ano.

Basta que as pessoas planejem adequadamente toda a residência. Assim, mesmo nas temperaturas mais baixas, os ambientes ainda serão confortáveis e as pessoas felizes.

Confira as dicas a seguir. Algumas destas sugestões requerem um pouco de investimento. Mas, todas são, indiscutivelmente, bastante fáceis e darão bons resultados.

Deixando a casa mais aconchegante por meio de objetos decorativos

Não é preciso fazer uma reforma completa em um imóvel só para ter ambientes adaptados ao inverno. Um jeito simples – e porque não dizer, econômico – de deixar a casa mais aconchegante é por meio de acessórios e pequenos objetos decorativos.

Eles, além que “aquecer”, dão ainda muito mais personalidade aos cantinhos do lar.

Então, a dica aqui é apostar em peças como almofadas e mantas, de diferentes tamanhos e materiais, como lã, sarja, veludo, tricô e pele – sintética, é claro. As peças em estampas com padronagens tipo listrado ou xadrez combinam melhor com essa estação do ano.

 

Também tem as cortinas e persianas, que complementam o conjunto. O ideal são aquelas mais encorpadas, com volume, que garantem melhor isolamento do ambiente.

Os tecidos preferidos para essa época gelada são o algodão e o linho. Quanto mais sobreposições melhor, porque vai impedir a passagem de ventos.

Sobre as mesas de jantar, toalhas também reforçam a sofisticação e a sensação de conforto no espaço. Em salas íntimas, velas e luminárias dão um toque especial.

 

E nos dormitórios, camas com lençóis, edredons e colchas mais grossos – e até apeluciados – combinam mais com o frio do inverno.

Deixando a casa mais aconchegante por meio dos revestimentos e coberturas

Existem cores, texturas e estampas que, normalmente, passam sensações calorosas e que são ótimas aliadas na hora da criação de decorações próprias para o inverno.

São exemplos os tons de cinza escuro, vermelho queimado, berinjela, laranja, verde musgo, vinho, azul marinho, marrom, ocre e outros mais terrosos e ou escuros.

Também deixam a casa mais aconchegante os tapetes felpudos e encorpados – presencialmente de materiais grossos e pesados.

Aliás, só o fato de se adicionar tapetes aos ambientes já se evita que as pessoas entrem em contato com o chão frio, ficando geladas e doentes.

 

Nas paredes maiores da casa, o indicado, para proporcionar mais conforto térmico, é a colocação de tecidos ou papéis – principalmente em cores quentes. Mas, nem todas as pessoas desejam gastar cobrindo tantas superfícies.

Enfim, outra opção, porém de valor mais elevado, são os painéis de madeira. Eles são ótimos também, porque podem criar cenários especiais, como pano de fundo de televisores ou camas box.

A madeira é um material que tem o poder de segurar o calor nos ambientes, mantendo-os mais quentes e aconchegantes. É um material nobre, que, certamente, dará mais requinte e rusticidade a decoração da casa. Claro que esse ele não precisa ser utilizado apenas em painéis. Há muitas outras peças mobiliárias que podem ser amadeiradas, como mesas, cadeiras e molduras de espelhos.

 

Deixando a casa mais aconchegante por meio dos sentidos

Sim, a decoração nem sempre é apenas algo para ser visto. É possível ter uma casa mais aconchegante para o inverno se valendo das sensações.

Elementos que provocam os sentidos tem o poder de deixar a atmosfera de um cômodo mais relaxante e confortável até nas baixas temperaturas, mesmo que inconscientemente. Citaremos os visuais, os sonoros e os olfativos.

As plantas e flores, por exemplo, são sempre bem vindas dentro de casa, não importa a época do ano. Portanto, isso não seria diferente no inverno. Nesse período de frio as espécies mais recomendadas para arranjos são aquelas com cores em laranja, vermelho ou amarelo, como as astromélias.

Para despertar ainda mais as sensações, alguns projetistas apelam para a aromaterapia. Velas, difusores e sachês perfumados emitem fragrâncias poderosas.

Elas podem fazer os ambientes ficarem mais cheirosos e dar sensação de bem estar aos seus frequentadores. Das melhores essências, as que se destacam para o inverno são aquelas naturais, como as com toque de cravo ou canela.

 

 

Outra ferramenta infalível é o controle da intensidade da luz. No inverno, uma lareira acesa é sempre uma boa pedida.

 

 

Existem vários modelos no mercado – tradicionais, portáteis, elétricos e de biocombustível –, que aquecem ambientes proporcionando um visual sereno e tranquilo. E quanto às luminárias, o ideal é as de lâmpadas amarelas, e iluminação difusa e indireta. Nesse caso, vale abajures, spots e até fitas de LED.

Estas dicas para decorar a casa no inverno foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentar