Gastronomia

Comfort

Postado em: 02.05.2014

Em um tempo em que na gastronomia tudo é “gourmetizado”, tem gente querendo mesmo é relembrar os bons tempos das comidas feitas em casa, com ingredientes simples, de preparo fácil e sabores que lembram a nossa infância. São as “comfort food” que vão à contramão dos pratos super elaborados, mas nem por isso deixam de habitar mesas de restaurantes famosos, que fazem desde o picadinho de carne, sopas, caldos, canjas e até um bom frango com quiabo.

Lembrou de alguma? Deu vontade? É, a ideia é essa mesmo. Ao fazer uma refeição dessas, você se sente em casa, confortável, seguro. E se você ainda não tem ideia do que fazer no Dia das Mães, que tal preparar um almoço ao estilo comfort food para ela, lembrando os bons tempos? Pode ter certeza que ela vai ficar contente de poder comer aquele prato que ela preparou tantas vezes para você, agora feito por você.

Damos aqui duas receitas fáceis de serem preparadas e você pode sempre acrescentar os seus ingredientes para deixar com a sua cara.

Bifê a Rolê

Ingredientes:
6 bifes de alcatra
6 tiras de bacon
Óleo
1 cebola picada
350 gramas de purê de tomate
Manjericão
Cheiro verde
Sal
Pimenta do reino
Modo de preparo:
Tempere os bifes e coloque a fatia de bacon no meio. Enrole e prenda com um palito. Em uma panela de pressão frite os bifes, todos juntos, virando de vez em quando. Frite em seguida a cebola. Acrescente o purê de tomate, a manjerona, o sal e a pimenta. Coloque água e deixe cozinhar por 30 minutos. Abra a panela, veja se o molho está denso e a carne macia. Ferva mais um pouco com a panela aberta. Acrescente o cheiro verde e sirva com arroz e legumes.

Frango com quiabo

Ingredientes:
1 quilo de quiabo
1 frango inteiro, cortado em pedaços
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande bem picada
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de colorau
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto
Modo de Preparo:
Tempere o frango com o alho amassados, sal, pimenta e colorau (e outros temperos a gosto). Deixe marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos.
Preparando o quiabo
Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem seco, pique em rodelas finas e em uma panela, aqueça uma xícara de óleo. Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar. Quando estiver sem baba, desligue o fogo, espere amornar e coe, para retirar o óleo. Reserve somente o quiabo.
Preparando o frango:
Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando (isso fará com que solte um corante natural no frango). Junte o frango e deixe -o fritar bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio.
Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Verifique se está bom de sal e por último, junte o cheiro verde. Sirva com arroz e feijão e angú (ou polenta sem molho).

Comentar