Viagens

Problematic suitcase

Postado em: 20.03.2013

A dica de hoje é para quem vai viajar e não sabe qual a melhor maneira de arrumar a mala. Isso é para evitar a situação de lembrar que esqueceu aquela blusa quentinha em pleno inverno canadense, ou o biquíni em Cancun. Uma mala bem arrumada é sempre sinal de uma viagem sem stress desnecessário. Já pensou ter que correr pelas ruas de Madrid para comprar cueca? E pagar a mais no aeroporto por excesso de bagagem?

Confira as dicas abaixo e se prive desses probleminhas.

1)      Muitos lugares ao redor do mundo não possuem serviços de carregadores e não despacham as bagagens, então é preciso tomar cuidado com o tamanho e o peso da mala. Não recheie os espaços sobrando de coisas desnecessárias. É melhor viajar com pouca coisa, afinal, e se você decidir fazer umas comprinhas por lá?

2)      Pesquise a temperatura. Assim como no Brasil, o clima em todo lugar do mundo pode ser um pouco instável e mudar de um dia pro outro. Cheque quais são as tendências para a época do ano que você vai viajar. Assim você fica mais seguro na hora de escolher o que levar.

3)      Certifique-se do que o hotel te oferece. Afinal, para que colocar na mala toalha, secador e, às vezes, até shampoo, condicionador, sabonete e pasta de dente se o hotel oferece isso tudo ao cliente?

4)      Algumas peças sem botões podem ser enroladas ao invés de dobradas. Além de não amassarem, dão ainda mais espaço na mala.

5)      Coloque os cintos e as meias dentro dos sapatos.

6)      Quantos dias você ficará viajando? Você vai passear? Trabalhar? Essas perguntas podem ajudar muito na hora de fazer a mala. Por exemplo, se você está viajando a passeio, um tênis e roupas confortáveis para bater perna durante o dia é essencial. A noite merece uma roupa mais arrumada. Se você vai a trabalho, se pergunte: terei tempo de curtir algum dia? Em caso negativo, não adianta colocar na mala roupas casuais.

7)      Não se esqueça de colocar saquinhos plásticos para roupas sujas. Ah, e não é porque estão sujas que você pode soca-las na sacolinha. Não se esqueça de dobrar, pois na hora de ir embora você ainda terá o mesmo desafio de arrumar as malas.

8)      Separe uma roupa para viajar levando em consideração o lugar que você está indo. Se você mora no Rio de Janeiro em pleno 40º do verão, é natural entrar no avião com uma roupa mais leve. Mas, se você vai pousar algumas horas depois no inverno Londrino, é preciso ter um casaco para se proteger do frio na hora de sair do avião, certo?

9)      A regra básica é: Leve um conjunto de roupas por dia. Duas roupas íntimas a mais do que o número dos dias que você vai ficar. Se vai para algum lugar durante o frio, dois casacos pesados é suficiente para a viagem toda. É só intercalar com acessórios diferentes como echarpes, cachecóis e gorros.

10)  Mala não é só para roupas e objetos de higiene pessoal. Não esqueça o carregador do celular, do Ipad ou do computador.

Marcio Nel Cimatti é fotoógrafo e blogueiro de viagens. Seu blog é www.ajanelalaranja.com.br

Comentar