Gastronomia

sabragem

Postado em: 13.09.2013

sabragemVocê sabe o que a sabragem? Provavelmente já até viu, mas não com esse nome. Sabragem é a forma de abrir um espumante com um sabre, ou uma espada.

Essa idéia nasceu nas guerras, quando os soldados queriam beber um espumante ou um vinho depois de uma batalha (ou antes, vai saber) e não tinham como abri-lo pois não tinham utensílios como saca-rolhas, etc. Além, é claro, de não estarem se importando muito com isso.

A idéia é até simples: segura-se a garrafa e passa-se o sabre no gargalo, arrancando-o e arremessando para longe.

Com a pressão que está dentro da garrafa, o líquido sai imediatamente, eliminando qualquer possibilidade de ficar algum caco de vidro lá dentro e você beber sem querer (o que poderia causar sérios problemas de saúde).

É claro que falando assim, parece fácil. Na verdade, difícil não é, mas como qualquer coisa, precisa de um pouco de técnica e prática. É comum ver sommeliers fazendo isso em restaurantes, principalmente em momentos festivos. E se você quer saber ainda mais, nem precisa ser sabre (que hoje em dia, é cego, sem fio para corte). Dá para fazer até com uma boa faca, usando até as costas dela.

Mas isso, com certeza, é melhor deixar para os profissionais. Se você gostou da idéia, peça para alguém experiente fazer para você e delicie-se com o espetáculo.

Comentar