22/03/2019

Como usar buffet e espelhos na decoração da sala de jantar

Como usar buffet e espelhos na decoração da sala de jantar

Dicas especiais de como usar um balcão buffet acompanhado de espelho na decoração da sala de jantar

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Acredita-se que a superfície da água tenha inspirado os Egípcios na criação de um dos objetos mais populares de uso estético.

Das simples peças de bronze polido aos espelhos em prata fabricados na atualidade há uma distância de séculos de aprimoramento tecnológico.

E hoje não há decorador de interiores que não conte com o casamento dessa peça com móveis tipo balcão buffet, aparador, cabeceira e mais.

Vem com a Plano&Plano aprender mais sobre balcões buffet!

decoracaoc-espelhos-buffet-01

O poderoso efeito dos espelhos nos interiores

Os espelhos são peças fabulosas,com um grande poder para a decoração de interiores. Com eles, o arquiteto ou designer de interiores pode fazer os ambientes de uma casa parecerem maiores e mais bem iluminados.

Outros efeitos também podem ser obtidos com estas peças. E é também muito importante estar atento à duplicação de imagens e rebatimento da luz por meio da reflexão.

Em geral, os espelhos mais valorizam do que desvalorizam as propostas de decoração. Ambientes com elementos espelhados podem parecer muito sofisticados e modernos.

Mas claro que isso vai depender de vários fatores, como, por exemplo, o acabamento de peças – como molduras -, assim como sua inserção nos espaços. E isso é algo que não tem regra, mas que pode gerar inúmeros resultados.

Então, na hora de inserir espelhos na decoração da casa, é bom contar com o auxílio de um profissional experiente, como um arquiteto ou designer de interiores. Esses profissionais, devido ao seu conhecimento teórico e prático, são mais bem capacitados para dizer onde é ou não é bom usar peças reflexivas.

Mas, resumidamente, quanto aos espelhos comuns, eles podem aparecer em banheiros, quartos e salas.

decoracaoc-espelhos-buffet-10

O valor de um espelho em sala de jantar

Muitas pessoas atribuem à função dos espelhos à questão da vaidade e os cuidados corporais. Portanto, é mais fácil ver, em propostas de decoração, o material aplicado em armários de closets, sobre penteadeiras e pias de banheiros e lavabos.

Só que ele também pode ser empregado em outros locais da casa; servindo, consequente, para outros fins.

Deve-se destacar o uso dos espelhos em salas de jantar. Obviamente, a área de refeições não é o melhor local para as pessoas se maquiarem ou arrumarem o cabelo.

Então, qual a razão de se ter um espelho nesse setor da casa? Uma, ser complemento da decoração. Outra, duplicar a fartura – tanto de alimentos sobre e de amigos ao redor da mesa de jantar -, deixando mais positiva a energia do ambiente.

decoracaoc-espelhos-buffet-05

Os pontos onde se pode ter espelho em sala de jantar

O espelho ou as peças espelhadas podem ser bastante exploradas na decoração para sala de jantar. A começar pelo lustre pendente, que pode ser de cristal e refletir a luz para todos os lados.

Também os centros de mesa, os pés de cadeira, as frentes de balcões, o fundo de cristaleiras, ou mesmo uma parede.

decoracaoc-espelhos-buffet-06

Um local muito cotado para a aplicação de espelho em sala de jantar é na parede mais próxima a mesa de refeições. Geralmente, se este móvel não é encostado à superfície, pode-se usar o material inclusive como revestimento.

decoracaoc-espelhos-buffet-09

E se a ideia ainda é duplicar a fartura de alimentos, pode-se fazer o seguinte, usar no local um aparador auxiliar ou um balcão buffet com um espelho em cima.

decoracaoc-espelhos-buffet-03

A união de espelho com balcão buffet em sala de jantar

Além da mesa e das cadeiras, a pessoa pode ter também, na ambientação da sala de jantar, bancos e banquinhos, cristaleira, aparador e balcão buffet. Este último trata-se de um móvel muito versátil.

decoracaoc-espelhos-buffet-07

Ele serve tanto para complementar a decoração do ambiente quanto para guardar objetos e dar apoio no momento de servir os pratos de comida. E é vendido nas lojas em diversos materiais, tamanhos, cores e acabamentos.

decoracaoc-espelhos-buffet-08

O interessante do balcão buffet é que, apesar de ser uma peça muito atraente – mesmo quando pouco adornado -, fica mais bonito acompanhado de espelho. Por isso, muitas vezes as duas peças são vendidas em conjunto – tendo detalhes em comum feitos no mesmo material. E juntos, certamente, deixam a sala de jantar ainda mais sofisticada.

decoracaoc-espelhos-buffet-04

Em certas propostas, é colocado um espelho pequeno sobre o balcão buffet. Em outras a parte superior da parede onde está o móvel é completamente revestida do material reflexivo.

Esse painel pode ser prateado ou em tom de bronze. Pode ser feito em uma chapa plana ou ter frisos e partes vazadas – sendo mais decorativo. E ainda ser acompanhado de painéis laterais em madeira, tanto faz.

decoracaoc-espelhos-buffet-02

Agora é sua vez de tomar decisões! Use as imagens como inspiração para ambientar sua sala de jantar com espelhos.

Estas dicas de decoração com espelhos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Para mais dicas entre nosso blog Plano&Plano.

Também não deixe de curtir nossas páginas no Facebook Plano & Plano e seguir no Instagram.

Você já possui uma conta no Pinterest? Se sim, corra e siga o perfil da Plano & Plano, onde você encontrará lançamentos, dicas e informações importantes que irá gostar.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Decoração feita em casa
Decora P&P
Decoração feita em casa
12/05/2014
Dicas de coifas para decoração de área gourmet
Decora P&P
Dicas de coifas para decoração de área gourmet
22/01/2021
Decoração feita em casa
Decora P&P
Decoração feita em casa
28/06/2022