Institucional

Postado em: 05.06.2019

Conheça as 6 regras de condomínios mais discutidas

A boa convivência nos condomínios, fazendo valer o respeito a regras pré-estabelecidas nas convenções condominiais, é essencial para que o ambiente seja harmônico entre os vizinhos e para que todos se sintam respeitados.

Sendo assim, a Plano&Plano levantou as regras de condomínios mais discutidas em reuniões, e o que elas podem ou não levar em consideração. Confira!

Uso das áreas comuns, como piscina, salão de festas, academia e playground

Essa discussão é muito importante em toda convenção, pois deve determinar quais são os horários de uso e quem pode utilizar as áreas comuns. Será permitido que convidados utilizem piscina e academia, por exemplo?

Uso das vagas de garagem

As vagas de garagem geralmente podem ser distribuídas de duas formas: vagas demarcadas ou vagas livres. Nas vagas demarcadas, cada condômino sabe exatamente onde deverá parar seu carro. Nas vagas livres, há flexibilidade de estacionamento. É importante também determinar se no caso da vaga do condômino estar disponível, se será permitido utilizá-la por um visitante.

Acesso de visitantes

Em teoria, todos os visitantes devem ser anunciados, para garantir a segurança do condomínio. No entanto, há convenções que preveem o cadastro de visitantes regulares para que não seja necessário o anúncio toda vez que ele precisar entrar, como no caso de empregados dos apartamentos.

Dias e horários para mudanças e realização de serviços

É muito inconveniente quando um vizinho tenta descansar e o outro está realizando uma barulhenta reforma. Para que esteja claro a todos quando podem ser realizadas obras, serviços e mudanças, é necessário definir horário e dia.

Animais de estimação

Alguns condomínios não aceitam animais. Outros são pet friendly. Para que esse não seja um problema ou gere discórdia entre vizinhos, as regras devem ser claras: se aceitam animais, onde eles podem transitar e como devem ser transportados quando passarem por áreas comuns.

Acesso de entregadores

Outra regra estabelecida para prezar pela segurança dos moradores é se entregadores, como os de comida delivery, por exemplo, terão acesso livre para entregar a encomenda diretamente nos apartamentos ou se os condôminos deverão retirá-la na portaria.

Lembrando a todos que as regras de condomínio podem ser estabelecidas em conjunto e votadas, e que elas não são, necessariamente, definitivas. Podem ser modificadas conforme o condomínio enxergue necessidade e conforme as gestões de síndicos diferentes. O importante é o respeito: uma vez votada e implantada uma regra, todos devem cumpri-la, pelo bem estar e boa convivência de todos.

Quer morar em um condomínio de apartamentos minha casa minha vida? Conte com a Plano&Plano para te ajudar!

Comentar