Gastronomia

Foto: Agliberto Lima/Fotos Públicas

Postado em: 08.04.2016

Mais saúde e segurança: você sabia que quando compra um produto na época de sua colheita natural, os benefícios são muito maiores? Hoje nós damos as dicas para deixar sua cozinha mais saudável!

Preste atenção no que vai para o carrinho de compras

A correria da vida moderna, apesar de todas as suas facilidades, trouxe um desejo cada vez mais comum na população: uma vida mais saudável e mais “desintoxicada”, que tem como protagonista, a alimentação balanceada.  Mas para se manter saudável mesmo, é preciso ficar de olho: muito dos produtos “naturais” que compramos, já embalados no mercado, envolvem inúmeros fertilizantes artificiais e até mesmo modificação genética (os famosos transgênicos) em sua produção, especialmente quando se trata de produtos fora de época.

Conheça a época de colheita de cada alimento

Os alimentos da estação são mais orgânicos em sua essência e conservam nutrientes em maior quantidade, ou seja, possuem mais vitaminas e minerais, além de serem mais saborosos. Há ainda a crença de que a estação traz consigo alimentos que protegem o corpo e organismo de vulnerabilidades causadas pelo clima de cada uma.

Fuja dos mais contaminados

Os cinco alimentos com mais resíduo de agrotóxicos atualmente são o Pimentão, Morango, Pepino, Alface e Cenoura, segundo uma lista¹ com 18 produtos feita pela ANVISA. Nesse caso, prefira os produtos com o selo “orgânico” do Ministério da Agricultura.

Que tal uma mini-horta em casa?

Hortas em casa são opções cada vez mais populares, afinal, nada como consumir um alimento o mais fresquinho possível! Para quem não tem muito espaço, a opção não precisa ser descartada: dá para fazer hortas verticais muito charmosas na sacada, por exemplo. Dê preferência ao plantio de hortaliças de raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, hortelã, orégano, salsa e manjericão. Também dá para se aventurar com pimentas e tomate-cereja!

Com o Outono finalmente por aqui, fique de olho na nova safra de verduras, legumes e frutas, que traz uma ótima variedade no cardápio. Alguns dos produtos são: Tangerina, Rúcula, Repolho, Nabo, Mamão, Limão, Laranja-lima, Kiwi, Jiló, Figo, Espinafre, Chuchu, Beterraba, Berinjela, Agrião, Abobrinha, Pêra. Melancia, Goiaba, Coco verde, Abacate, entre outros. Dá para encher a mesa e a geladeira de nutrientes fresquinhos!

Comentar