Institucional

Dicas para economizar dinheiro para o primeiro apartamento

Postado em: 16.01.2019

Comprar um imóvel próprio é o sonho de muita gente; muitos brasileiros lutam para isso a vida inteira – e isso exige sacrifícios. Saber quais aspectos considerar e como começar seu projeto da casa própria pode ajudar na execução do seu objetivo.

Para isso, a Plano&Plano separou algumas dicas para te ajudar a economizar dinheiro para o seu primeiro apartamento:

1) Planeje

Você há de concordar que um apartamento, realizar o sonho da casa própria, é a compra mais importante de vida da maioria das pessoas. E isso requer pés no chão; requer planejamento. É necessário avaliar sua renda e quanto você dispõe, no mês, para guardar para esse propósito.

Sabendo isso, faça projeções, mês a mês, para ver quando conseguirá ter o valor inicial necessário (por exemplo, o valor de entrada) e ter a certeza de que o valor que consegue levantar mensalmente será suficiente – ou então, se terá que fazer algumas mudanças no seu orçamento.

2) Poupe

Já diria o poeta Paulinho da Viola: dinheiro na mão é vendaval. Por isso, descubra o que funciona melhor para você, se é empregar o dinheiro na poupança ou em um fundo de investimento. Hoje, já existem diversas modalidades que podem te ajudar a atingir seu objetivo de forma segura e mais rápida. Vale a pena conversar com seu gerente no banco.

3) Considere os gastos adicionais

Não esqueça que a compra de um apartamento gera diversos gastos adicionais, como custos com documentação, taxas administrativas, seguros e honorários de despachantes, por exemplo. Descubra a média dos valores desses gastos e tente fazer uma poupança à parte para ter o montante no momento de realizar o negócio.

Além disso, lembre-se: se essa é sua primeira casa, você provavelmente precisará investir em mobiliário e eletrodomésticos. Tenha em mente isso para não ocupar seu orçamento dos meses subsequentes a compra com gastos recorrentes que seriam dispensáveis.

4) Adapte seu orçamento

Mesmo antes de começar a pagar o financiamento, já adapte seu orçamento mensal àquela realidade. Isso é: meses antes, já insira esse valor da parcela nos seus gastos mensais e veja como será seu orçamento arcando com ela todos os meses – assim, você não terá surpresas.

E se você já estiver preparado para sua primeira grande compra, que tal conversar com um corretor online da Plano&Plano? Ele com certeza te ajudará a encontrar um apartamento do jeitinho que você procura! Além disso, na maioria dos empreendimentos da Plano&Plano, a entrada pode ser parcelada em até 24 vezes e a documentação sai gratuitamente! Você pode conferir aqui!

Comentar