Gastronomia

destaquebacalhau

Postado em: 26.03.2013

Chegou a Páscoa e a época de reunir a família para trocar os tão famosos ovos de chocolate. Mas é nesse período também que se consome mais bacalhau do que em todo o ano. É difícil encontrar uma casa onde não esteja tendo um prato à base desse peixe que além de delicioso, é um dos mais comentados em todo o mundo. Os portugueses, que são grandes consumidores, costumam dizer que “bacalhau não é peixe e nem carne. Bacalhau é bacalhau”.

Disputas por definições à parte, a verdade é que se você tiver um vinho certo para harmonizar seu prato, com certeza vai poder tirar o máximo dele e tornar a refeição ainda mais saborosa e agradável.

Para isso selecionamos 3 pratos (dos praticamente infinitos tipos) à base de bacalhau e combinamos com vinhos diferentes. Para não ter briga em casa, sugerimos um branco e um tinto para cada um deles. Escolha o seu e bom apetite.

Bacalhau à lagareiro no forno

É um prato feito com postas de bacalhau e batatas com casca assadas no forno, com muito (mas muito mesmo) azeite. É importante que se escolha o lombo do bacalhau para que ele fique macio no forno.

Vinho tinto: Um que seja leve, podendo ser um português da região do Alentejo.

Vinho Branco: um bom chardonnay leve é uma boa pedida. Prefira os mais “frescos” e que não têm passagem por barrica.

Bacalhau à Brás

Prato muito conhecido, é feito com bacalhau desfiado, misturado com batata palha, ovos batidos, alho e cebola e azeitonas pretas. Como tem bastante ingrediente “pesado” na receita, podemos pensar em vinhos um pouco diferentes da receita anterior.

Vinho tinto: Vinhos do Douro, Portugal, que sejam jovens e não muito pesados.

Vinho branco: Chardonnay com passagem por barrica.

Bacalhau com natas

Uma receita que não é tão comum, mas é uma delícia. O bacalhau é desfiado e refogado com cebola; misturado com batatas fritas e coberto com molho bechamel, depois gratinado no forno. Dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado vale muito a pena.

Vinho tinto: o ideal mesmo é com vinho branco, mas se quiser arriscar um Merlot, pode ser que fique bem.

Vinho branco: Um Vinho Verde da uva Alvarinho cai perfeitamente para esse prato.

Agora é só preparar a receita e receber a família. E boa Páscoa!

Daniel Perches é publicitário e blogueiro de vinhos. Seu blog é www.vinhosdecorte.com.br

Comentar