Viagens

Blog_enoturismoww

Postado em: 13.04.2017

O Enoturismo é uma atividade comum para os apaixonados por vinhos e pode nos levar para aventuras nos mais diferentes países. Mas não é preciso ir tão longe, e nem sair do Brasil para conhecer lugares e vinícolas incríveis. Graças à profissionalização dos processos de elaboração do vinho e das atividades turísticas e visitações abertas ao público é possível fazer um roteiro completo em diferentes regiões do nosso país!

São Roque

O destino mais conhecido para os enófilos paulistas é São Roque com o seu famoso Roteiro do Vinho e atividades diversas. O clima serrano da cidade é perfeito para um fim de semana de degustações, ótimas experiências gastronômicas e muita diversão em locais como o Ski Mountain park. Além disso, você pode entrar em contato com outras bebidas na Destilaria Stoliskoff, que conta com uma loja cheia de diferentes opções.

Vale dos Vinhedos

Verão Vale dos Vinhedos - crédito: Fabiano Mazzotti

Com belas e bucólicas paisagens rurais, o Vale dos Vinhedos é um dos destinos mais organizados tratando-se de Enoturismo. Vinícolas, hotéis e pousadas da região, focam seus esforços para atrair cada vez mais turistas, e não é só isso. Seus roteiros mesclam as belezas naturais com ricas experiencias enogastronômicas. Lá você encontra atividades como: participar da elaboração do vinho, caminhar entre os tanques de inox e degustar dos melhores vinhos da região!

Caldas

Caldas, localizada no sul de Minas Gerais, é uma das maiores produtoras de uvas do estado e tem o vinho como ponto forte no turismo local. Para quem quer visitar, o roteiro inclui as produções locais que contam com hortifrutigranjeiros, vinhos, queijos, doces, malhas e tecidos de tear manual tradicional.

Vale do São Francisco

Dá para acreditar que a semiárida região nordestina onde está localizado o Vale do São Francisco possui o que é necessário para a produção de vinhos? As vinícolas do sertão nordestino formam um cenário único: são mais de 500 mil hectares de vinhedo. Os roteiros incluem city-tour na cidade de Juazeiro e visita à Barragem do Sobradinho, para ver de perto o maior lago artificial do mundo, além de muitas outras atividades que tona a viagem completa.

Planalto Catarinense

Um destino com condições climáticas que favorecem a produção de uvas europeias e vinhos de qualidade. O Planalto Catarinense – situado entre as cidades de São Joaquim, Bom Retiro e Lages – vêm crescendo no ramo de Enoturismo com a instalação de novas vinículas. Para quem quer ver de perto a produção de vinhos típicos de clima frio, como o Chardonnay, Sauvignon Blac e Riesling, Nebbiolo e Pinot Noir, essa é uma visita imperdível. E mais: o local também é destino de ecoturismo com atividades como rapel e canoagem para se aventurar e uma gastronomia típica para repor as energias depois!

E você, já escolheu seu roteiro enoturístico?

Comentar