Gastronomia

Blog_VinhosBoda

Postado em: 06.02.2017

As decisões e mais decisões não terminam na cerimônia de casamento! Cada ano é um marco para o casal e tem sua própria comemoração, que pode ser tanto um jantar a dois, quanto uma festa para os amigos íntimos e a família.

Que tal um vinho para “casar” direitinho com a ocasião?

De acordo com a comida

Não tem como escolher o vinho sem definir um cardápio antes! A regra básica é que o vinho nunca pode se sobrepor ao paladar da refeição e sim, harmonizar. Para jantares com maior variedade de pratos, o ideal é um vinho de corpo médio. Se o protagonista da noite for carne vermelha, o vinho deve ser tinto. Caso seja um pescado, um branco Chardonnay, por exemplo.

O estilo da boda

Seja em um restaurante, salão de festas ou em casa, a organização da festa pode dar o tom da seleção das bebidas que serão servidas. Caso queira uma festa mais festiva e jovial, uma boa ideia é apostar em frisantes e rosés para um brinde. Para quem quer uma festa sóbria e elegante, servir vinho tinto e fingerfoods mais elaborados, dão o toque especial.

A dois

Se o casal optar por algo mais pessoal e íntimo, como um jantar a dois em um restaurante, as regras continuam as mesmas. Primeiro se escolhe o prato e, então, o vinho que harmonize com a refeição. A maioria dos restaurantes contam com sommeliers que podem facilitar a escolha do vinho, assim, é só relaxar e apreciar os paladares!

De acordo com as estações

No inverno a preferência vai para vinhos mais encorpados, com taninos que duram mais na boca e dão aquela sensação acolhedora. Já no verão e primavera, vinhos refrescantes como os brancos e rosés agradam mais pela leveza do paladar.

Para fechar com chave de ouro

Sobremesa também vai bem com vinho! A opção preferida é o chamado Vinho de Sobremesa ou do Porto, que casa bem com paladares mais adocicados e pode ser tomado sozinho. Caso a sobremesa leve frutas, um branco também cai bem, já se a base for o chocolate, um tinto pode ser perfeito para equilibrar o paladar.

E então, como vão as preparações para a sua boda?

Comentar