Viagens

falesias

Postado em: 22.01.2014

Que o nosso país é rico em paisagens, nós já sabemos. Mas como é muita coisa legal para ver, conhecer e apreciar, sempre vale lembrar de algumas interessantes, como as falésias.

Essas formações rochosas que ficam sempre na beira do mar são formadas por camadas sedimentares (ou de vulcões) através da ação da erosão há milhões de anos. Na maioria das vezes as ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.

Com as mudanças climáticas, o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil.No Nordeste brasileiro são conhecidas como formações do grupo Barreira.

Aparecem no litoral meridional do Brasil: no Rio de Janeiro e no litoral do Rio Grande do Sul, como por exemplo na Praia de Torres onde ocorre a proximidade da Serra do Mar com o litoral. Há também as falésias do Rio Grande do Norte, localizadas na Praia de Pipa e também as falésias da praia de Tambabá, na Paraíba.

Agora que você já sabe o que são as falésias, em sua próxima visita a um desses lugares pare um tempo para contemplar a ação da natureza.

falesias

 

 

Comentar