Arquitetura e Decoração

30.03

Postado em: 12.02.2015

Não só por questões financeiras mas também éticas, é crescente o número de pessoas que passaram a cuidar de sua própria casa.

No caso dos jovens que deixam a casa dos pais para morar em repúblicas durante o período de estudos, muitas vezes a limpeza e arrumação são dividias entre os próprios moradores. Isso não porque o valor para a contratação de um profissional seja alto, mas sim por julgarem a remuneração muitas vezes injusta comparada ao tamanho da casa, apartamento e quantidade de trabalho. Se não podem pagar o que consideram justo, optam por realizar essas tarefas com as próprias mãos.

Ao limpar a própria sujeira, é possível descobrir vantagens como por exemplo a relação de maior apreço, cuidado e valorização com o espaço, bem como a união de toda a família diante da cooperação. Talvez seja um hábito importante para evitar até mesmo o comodismo. Com essa maior atenção, esses moradores reorganizam rotinas e o espaço para que seja possível mantê-lo limpo e organizado sem que seja necessário desprender muitas horas de seu dia.

Com pequenas estratégias e uma rotina estabelecida, é possível dedicar um tempo para aspirar a casa semanalmente e lavar o banheiro e a cozinha mensalmente. Há quem possa se recusar a ter a cozinha lavada apenas uma vez por mês, mas o conceito de “sujeita” acaba sendo modificado com essa nova rotina, bem como o conceito de supérfluo e de essencial. Ter uma cozinha toda equipada sendo que os moradores mal cozinham pode ser apenas uma grande dor de cabeça.

A divisão de tarefas pode ser mais empolgante para alguns e mais desanimadora para outros. Por isso, a compreensão e criatividade são itens que não devem ser varridos para dentro do tapete. De forma lúdica, com pequenas competições, gincanas ou recompensas, é possível dividir as tarefas com os parceiros de casa.

O truque é adaptar a casa e as tarefas de limpeza para a rotina de seus moradores, e não o contrário. Assim, ninguém ficará escravo das tarefas domésticas e, se todos sabem o trabalho que dá, irão colaborar para a manutenção da limpeza.

Comentar