Gastronomia

20.03_Imagem

Postado em: 12.02.2015

Que tal apostar na marmita? Preparar a refeição em casa pode ser alternativa para os trabalhadores e profissionais que não estão conseguindo digerir a alta de preços de restaurantes, bares e lanchonetes. Além de ser opção mais econômica, é garantia de ter à mesa uma alimentação genuinamente caseira e com qualidade fora de qualquer suspeita. Os benefícios do PF caseiro compensam os esforços. Se você está disposto a resgatar o antigo hábito de levar a marmita para o escritório, elaboramos dicas para facilitar sua tarefa.

A seleção dos alimentos que irão compor a marmita requer atenção especial, pois certos ingredientes apresentam alto potencial de contaminação se não forem conservados em temperaturas adequadas. Preparações que levam leite em sua composição, como molho branco, gratinados e cremes de milho ou espinafre, devem ser evitados, assim como receitas que contenham queijo ou iogurte. Outro cuidado é com molhos à base de maionese. Só devem ser consumidos em casa e, mesmo assim, no mesmo dia em que foram preparados.

Além do sabor da comida de casa, a economia da marmita é garantida: almoçar fora pode custar um salario mínimo no final do mês no bolso do trabalhador.

Preparações de carne com legumes são sempre boas opções para marmitas, pois há oferta de dois grupos de alimentos em uma única preparação – proteína e leguminosa – e normalmente as carnes ficam com molho, evitando o ressecamento da refeição após o aquecimento.

Para não ficar carregando vários recipientes com comida, faça refeições como arroz com legumes, alternativa que enriquece a preparação e mantêm a oferta de nutrientes equilibrada. Saladas de grãos são excelentes alternativas ao feijão, que muitas vezes deixa a comida ressecada.

Por fim, uma dica muito importante: escolha sempre embalagens seguras e com lacres para evitar vazamentos. Caso eles ocorram, é sempre bom envolve-las em sacolinhas laváveis ou descartáveis. Se o trajeto de sua casa até o trabalho é longo e quente, não hesite em carregar seu kit em uma sacola térmica. Bom apetite e boa economia!

Comentar