Viagens

Mergulho

Postado em: 12.02.2014

O mergulho é um esporte delicioso, que coloca você em contato com a água, um ambiente que nós, humanos, gostamos muito. Nadar junto com peixes, seja de rio ou de mar, dá uma sensação de liberdade muito grande.

O mergulho em águas abertas permite também o aprendizado sobre a natureza, tanto animal quanto vegetal, além de trazer aos mergulhadores uma conscientização sobre a conservação do planeta muito forte.

Se você tem vontade de aprender a mergulhar, saiba que é um esporte relativamente fácil de ser praticado, mas requer conhecimentos que são de extrema importância, então ao decidir aprender, procure uma escola ou um instrutor de confiança, bons equipamentos e tenha sempre cautela.

O curso de mergulho começa sempre com uma etapa em “sala de aula”, onde você deverá se familiarizar com os princípios e procedimentos básicos. Você aprenderá sobre os aspectos relacionados a como a pressão afeta o seu corpo, como escolher o melhor equipamento e o que considerar ao planejar mergulhos, etc.

Após concluir essa etapa, você partirá para o mergulho em águas confinadas, ou seja, dentro de uma piscina. Lá você desenvolverá as habilidades básicas do mergulho autônomo. Neste ambiente você aprenderá tudo, desde a preparação do equipamento até como retirar a água da máscara sem subir à superfície. Você também praticará algumas habilidades de emergência, como compartilhar o ar caso surja uma situação de emergência.

Só depois de concluir essa etapa (e cada escola tem um número de mergulhos mínimo), você poderá então partir para águas abertas com o seu instrutor.

Tudo isso não leva muito tempo, mas é você que vai ditar o ritmo. E não se esqueça, nesse esporte, a segurança deve ser sempre observada.

Que tal pensar no seu próximo mergulho?

Comentar