04/06/2019

Organização da casa – Dicas da Marie Kondo

Organização da casa – Dicas da Marie Kondo

A organização da casa é sempre um desafio para as pessoas em qualquer parte do mundo. São anos acumulando materiais, livros, roupas e aquelas coisinhas que não jogamos fora!

E é muito comum que a gente acabe se acostumando com nossa própria bagunça, sem nem perceber. Mas quando percebemos, é difícil esquecer!

Por isso, hoje a Plano&plano trouxe algumas dicas de organização da casa, elaboradas pela Marie Kondo – que você já deve ter visto nos anúncios da Netflix, afinal, ela está com uma série muito popular em todo o mundo por lá.

Marie Kondo é uma japonesa expert em organização de lares. Ela transmite todos os seus conhecimentos para seus livros, que já totalizam quatro.

Traduzidos para mais de 30 línguas diferentes, os livros contam com dicas infalíveis para que você consiga manter ou até refazer a organização na sua casa.

Fique com a gente! Apresentaremos algumas das dicas mais preciosas de Maria Kondo para que você arrase na organização da casa!

Antes de tudo, descarte

Para que sua casa fique organizada e em harmonia com apenas aquilo que você vai precisar, é necessário apenas duas tarefas:

  • Descartar o que não serve mais para você;
  • Decidir onde guardar aquilo que sobrou.

Sabemos que desapegar não é uma tarefa fácil. Mas, segundo Marie Kondo, é necessário desocupar para organizar. E faz todo sentido!

Se não estamos usando algum produto, objeto ou roupa, para quê vamos mantê-los? Isso só faz a bagunça aumentar de tamanho.

O que te deixa feliz?

Marie Kondo acredita que todo mundo só deve se cercar daquilo que traz felicidade. Não há como definir o número de coisas: para alguns serão muitas, para outras quase nada. Para quem mora em apartamentos compactos, então, isso faz todo sentido.

Faça uma análise: se você comprou algo que não utiliza há anos, e não representa nada para você, descarte.

Você não precisa jogar fora. Pelo contrário! Existem inúmeras opções como realizar uma venda online, fazer uma doação para quem precisa e até mesmo presentear alguém!

Que tal aplicar essa técnica assim que comprar seu novo apartamento Minha Casa Minha Vida?

Termine de uma vez

Para muitas pessoas, a organização da casa deve ser feita lentamente, aos poucos, quase como um processo que leva muitos dias. Mas não para Marie Kondo!

Segundo a especialista em organização da casa, se formos fazendo a arrumação aos poucos, nunca acabaremos de arrumar. Sendo assim, mão na massa e energia!

Ela aconselha a analisar tudo que precisa ser feito dentro da sua casa e iniciar de uma vez. Convenhamos, é uma ótima tática para não perder o foco!

Arrume tudo por categoria e não por cômodo

É comum que as pessoas falem coisas como “hoje vou arrumar a cozinha!” ou o quarto, banheiro, sala e assim por diante.

Kondo explica que esta não é a melhor forma de manter e elaborar a organização da casa, pois assim você não conseguirá organizar todos os objetos de forma correta.

Se você costuma achar objetos de diferentes universos espalhados pela casa, então é uma boa ideia organizar por categoria.

Isso é muito comum acontecer com nossas roupas, que são facilmente encontradas no quarto, na sala e no banheiro. A melhor saída, então, é organizar e arrumar as roupas.

Procure não empilhar

E quem nunca empilhou alguma coisa que atire a primeira pedra! Além de ser prático, acaba poupando espaço e encontrando soluções fáceis para bagunças.

No entanto, você acaba escondendo coisas e perde a noção de visualização das mesmas, além de não ser tão prático assim utilizá-las quando necessário.

Tente organizar de maneira que tudo fique visível e ao seu alcance, assim você conseguirá ter total organização da casa e torná-la prática a todos que moram nela.

Não deixe que sua família e amigos vejam

Outra dica que a especialista em organização da casa nos dá é que é necessário estarmos sozinhos para que possamos fazer escolher sinceras e conscientes sobre o quê descartar.

É comum que as pessoas indaguem “você vai jogar isso fora, sério?” e te convencer a não doar, vender etc, pelo simples motivo delas gostarem daquilo ou quererem opinar.

Como essa decisão cabe unicamente a você, procure não convidar os amigos e familiares para ajudar no processo. Assim você conseguirá tomar decisões facilmente!

As dicas de Marie Kondo são realmente incríveis e fazem todo o sentido ao elaborarmos a organização da casa!

Como falamos acima, suas dicas são encontradas nos livros publicados e também na Netflix, onde a mesma visita a casa das pessoas e ajuda a organizá-la.

Está lendo as dicas da Marie Kondo para aplicar em seu novo apartamento Minha Casa Minha Vida?

Conte com a Plano e Plano para encontrar o lugar ideal para você!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Aprenda dicas de decoração para uma sala compacta
Conteúdo em Áudio
Aprenda dicas de decoração para uma sala compacta
16/04/2020
Jardim de Apartamento – Faça você mesmo!
Decora P&P
Jardim de Apartamento – Faça você mesmo!
27/04/2017
Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher
Decora P&P
Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher
18/08/2020