Gastronomia

Blog_vinhoinverno

Postado em: 15.07.2016

Com o inverno, vem aquela vontade de consumir coisas mais quentes ou que transmitam a sensação de calor, especialmente pela noite, quando o frio chega com tudo. Para combinar com o friozinho, separamos algumas dicas para você não errar na hora de escolher a bebida para te acompanhar debaixo das cobertas ou com uma refeição quentinha, no aconchego do seu lar!

Na temperatura certa

Para apreciar o máximo do seu vinho, nada como tomar sua taça na temperatura ideal. Os tintos podem ser servidos em temperatura ambiente – entre 16 e 18 graus – ou colocado na geladeira por trinta minutos para esfriar um pouco. Já os brancos devem ser servidos entre 9 e 11 graus, independente da estação, para que se possa sentir suas notas.

Para seus caldos e sopas

Bateu aquela vontade de tomar um caldo ou sopa para esquentar? Pratos mais quentes pedem vinhos mais encorpados! Uma boa opção para harmonizar com esses pratos “invernais” são os vinhos brancos, em especial os provenientes das uvas Riesling.

Para tomar com os amigos

O inverno é uma ótima estação para reunir os amigos mais próximos e apreciar um bom fondue, doce ou salgado. Para agradar todos os paladares, aposte em opções mais leves, como os vinhos feitos das uvas Merlot, Carménère, Cabernet Sauvignon ou Côte Du Rhodê, que além de tudo, são bons e baratos.

Para as refeições de Domingo

Mesmo as refeições de inverno mais simples e informais, caem bem com uma boa harmonização. Strogonoff, casa bem com vinhos rosé, um churrasco combina com vinhos como o Malbec, e até a pizza da noite pode ser harmonizada. Receitas clássicas como margherita, frango com catupiry e mozarela vão bem com vinhos Shiraz, Cabernet ou Pinotage.

Vinhos nas receitas

Cozinhar com vinho é uma verdadeira arte! Que tal aproveitar para preparar receitas à base da bebida? Muitas carnes ao vinho criam experiências maravilhosas, que além de agradar o paladar, oferecem um aconchego caloroso após a refeição. Aventure-se com um bom ossobuco ou carneiro feitos com um Cabernet ou Merlot e teste esses novos paladares!

E então, já escolheu como quer se aquecer?

Comentar