Gastronomia

harmon

Postado em: 16.04.2014

E aí, tudo pronto para a Páscoa? Provavelmente você já comprou os ingredientes para preparar aquele prato especial e deve ter alguns vinhos na adega. Não? Não sabe qual vinho comprar? Então fique tranquilo que vamos ajudar você a fazer uma boa harmonização com os principais pratos da Páscoa. Veja algumas dicas.

Entradas e saladas
Que tal um bom espumante brasileiro para acompanhar? O Brasil tem bons rótulos e você encontra facilmente no supermercado. Frescos, leves e alegres, os espumantes servem para o começo da reunião e combinam muito bem com saladas e pratos leves.

Bacalhau
Aqui mora um dos grandes dilemas das harmonizações, pois o bacalhau pode ser combinado com muitos tipos de vinhos, dependendo do preparo. Para facilitar, pense no seguinte: se você optar por um preparo mais puro, com poucos ingredientes acompanhando e pelo lombo do bacalhau com bastante azeite, um Chardonnay vai bem. Você encontra bons rótulos da Argentina, Chile, e até do Brasil. Se quiser ir além, pode buscar um bom Chardonnay da Itália ou até mesmo da França.
Se você optar por um bacalhau em natas, por exemplo, um Vinho Verde, feito com a uva Alvarinho, é uma boa opção. Esses vinhos em geral são encontrados em supermercados e têm um bom custo-benefício. Têm boa acidez e são sempre muito frescos, combinando não só com o prato, mas também com o calor que tem feito nos últimos dias.

Sobremesa
Se a sua sobremesa for à base de chocolate, um bom vinho do Porto vai ser a sua companhia ideal. Pode ser um Ruby ou Tawny, que você estará bem servido.
Se optar por algo à base de frutas ou creme branco, um vinho de “colheita tardia” (você pode identificar isso no rótulo) é o mais indicado.

Pronto, agora você já tem todos os ingredientes. Feliz Páscoa.

Comentar