14/01/2013

Plantas dentro de casa – Folhagens e flores (Pt. 2)

Plantas dentro de casa – Folhagens e flores (Pt. 2)

Olá, pessoal!

Na semana passada, falamos sobre dicas de como ambientar a sua casa ou apartamento com plantas. Hoje, listarei para vocês as que fazem mais sucesso entre os amantes das plantas dentro de casa!

Em ordem crescente de resistência, as 10 que fazem mais sucesso:

10. Nephrolepis exaltata ou Feto-espada (Samambaia de Boston, no Brasil)

Boa luz, sem sol, regar bem, deixando o solo secar ligeiramente entre regas e pulverizar com água uma ou duas vezes por dia. Adubar quinzenalmente com um fertilizante líquido. Mudar de terra todos os anos na primavera.

9. Anthurium andreanum ou Antúrio

Luz média, longe do sol, rega abundante no tempo quente (atenção à regra principal de não deixar os vasos em água), fertilizar quinzenalmente, ambiente húmido, com pulverizações diárias de água. Dica: Pulverizem somente a folhagem e não as flores, caso contrário elas durarão muito menos tempo.

8. Tradescantia fluminensis ou Erva-da-fortuna

Tentem somente arranjar-lhes um local com boa luz e sem sol direto. Basta regar bem, de forma a que a terra mantenha sempre alguma humidade. É uma excelente escolha para colocar em vasos  pendentes.

7. Plectranthus nummularius ou Plectranto

Muita água. E quando estão demasiado secas, as suas folhas ficam completamente “moles”.

6. Ficus benjamina ou Fico

É uma das plantas de interior que está “na moda” pela sua capacidade de resistir a ambientes com fumo ou com ar-condicionado. Ainda por cima não gosta muito de água.

5. Dracenas – Dracaena fragrans e Dracaena marginata

Para ter uma dracena feliz basta providenciar boa luz (sem sol), rega moderada, deixando secar a camada superficial antes de regar de novo e pulverização diária com água (uma ou duas vezes).

4. Monstera deliciosa ou Costela-de-Adão

Tem todas as caractéristicas de resistência das Dracenas, com a vantagem de não perder algumas das suas folhas em ambientes extremamente secos ou por falta de rega. O maior inconveniente é mesmo o seu tamanho. Precisam de espaço e vasos grandes.

3. Crassula ovata ou Planta-Jade

Esta suculenta é campeã em suportar longos períodos sem água e aguenta também a exposição direta ao sol, mesmo nos dias mais quentes de Verão.

2. Sanseveria trifasciata ou Língua-da-sogra

Sol abrasador, sombra intensa, pouca  água, solo pobre e empedernido . É uma boa planta para quem esquece de cuidados diários!

1. Aspidistra elatior ou Aspidistra

É a campeã das campeãs e tem fama de ser quase imortal. Escuridão, sol, frio ou calor extremo, geada, seca, sal, acidez, enfim, é a super-planta! Além disso é famosa, tem mística e aparece em livros e em canções, pelo que sem dúvida alguma merece este primeiro lugar.

Plantas e flores são especiais, dão assuntos intermináveis. Vale um passeio no CEAGESP, de terça-feira ou sexta-feira cedinho, para ver as inúmeras opções com preços maravilhosos. É uma festa! Eu, particularmente, adoro!

Espero que tenha ajudado você a escolher  a sua planta.

Mas não poderia de deixar de ilustrar com uma das mais lindas flores ,  com boa durabilidade, e que encanta qualquer ambiente: a Orquídea!

Até a próxima semana!

Ana Beatriz Nunes Moller.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Veja as vantagens de ter móveis planejados.
Decora P&P
Veja as vantagens de ter móveis planejados.
22/08/2020
7 dicas para aproveitar cada centímetro do seu apê.
Decora P&P
7 dicas para aproveitar cada centímetro do seu apê.
26/08/2020
Tapetes geométricos: explorando cores e linhas na decoração
Decora P&P
Tapetes geométricos: explorando cores e linhas na decoração
14/10/2020