19/02/2019

Escolha o tipo perfeito de poltrona para sua sala de estar

Escolha o tipo perfeito de poltrona para sua sala de estar

Poltrona: saiba usar esse elemento de impacto no visual de uma sala de estar

Alguns projetistas de interiores podem afirmar que basta um sofá e um painel com televisão para a decoração de uma sala de estar ficar completa.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Só não se pode negar que o cenário ficaria mais bonito, charmoso e confortável com a adição de outras peças. Vem com a Plano&Plano aprender mais!

Existem itens que são complementares, mas que são capazes de mudar radicalmente o visual de qualquer cômodo – é o caso da poltrona.

Poltrona Sala de Estar

Por que as poltronas precisam ser valorizadas nas propostas de decorações de salas de estar?

A poltrona pode ser considerada uma peça auxiliar na composição de uma sala de estar – afinal ela não é nem o maior nem o mais importante móvel do ambiente. Porém, sua presença no espaço pode ser o toque de beleza, descontração e requinte necessário para deixar toda a proposta mais interessante.

Algumas peças desse tipo têm um design tão diferente, traços e cores tão chamativas, que inevitavelmente acabam se tornando o ponto focal principal da sala.

E mesmo que tivessem um visual mais neutro, só o fato de estarem presentes no conjunto mobiliário já seria o suficiente para modificar todo o layout do cômodo. Afinal, poltronas podem unir ou separar setores, formar recantos e mais; tudo vai depender da proposta do decorador.

Poltrona Sala de Estar

Qual a função das poltronas na sala de estar?

As poltronas podem ser acrescentadas por vários motivos na decoração de uma sala de estar. Se as peças forem concebidas por um artista renomado, podem ser inseridas no ambiente com o propósito de fazer o lugar parecer mais chique ou cheio de personalidade.

Agora, peças produzidas em séries também podem ser muito bonitas e deixar o cômodo com visual agradável e inovador.

Poltrona Sala de Estar

Muitas vezes, a ideia de acrescentar uma poltrona numa sala de estar tem a ver com oferecer mais assentos para as pessoas se sentarem.

Outro motivo é preencher uma área vazia de planta baixa; orientar o fluxo de circulação no ambiente; ou resguardar as laterais de outro móvel. Motivos é que não faltam! Mas, nada disso importa se sua presença não estiver em harmonia com o todo decorado.

Poltrona Sala de Estar

Como inserir corretamente uma poltrona no layout da sala de estar?

As poltronas podem ser peças complementares e ainda assim serem o maior destaque da decoração. Mas, antes disso, elas têm que cumprir uma função.

E esta se trata de fazer conjunto com outros móveis. Geralmente, na sala de estar, elas ficam próximas a sofás e mesinhas auxiliares; podem ter seu próprio puff de apoio para as pernas; e, como acessórios, mantas e almofadas.

Poltrona Sala de Estar

Diferentemente do sofá, as poltronas não precisam ficar voltadas, por regra, para a tela da televisão. Elas podem ficar na diagonal sobre o tapete que demarca a área de estar. Podem ficar de frente para outro sofá.

De frente para uma lareira. Ou, então, perto da janela, formando um canto do chá ou canto da leitura. O único lugar em que não podem ficar é jogadas em qualquer lugar, atrapalhando a circulação no ambiente.

Poltrona Sala de Estar

Como harmonizar uma poltrona na decoração da sala de estar?

Pode haver um milhão ou mais de opções de poltronas a venda no mercado. Mas nem todas vão ficar tão bem com qualquer proposta.

Existem poltronas de vários tipos:

  • Revestidas em tecido natural e outras em tecido sintético;
  • Poltronas com braço e sem braço;
  • Coloridas e neutras;
  • Com estruturas fixas, reclináveis e giratórias;
  • Com pés altos e baixos;
  • Lisas e com babados;
  • Tipo balanço e chaise;
  • Pequenas e bem largas.

E muitas, muitas mais!

Poltrona Sala de Estar

 

Poltrona Sala de Estar

 

Concluindo, há poltronas para todos os gostos, necessidades e estilos. O arquiteto ou designer de interiores vai precisar estudar com cuidado para saber qual a peça mais adequada para a sala de estar a ser decorada. Tem que se pensar no todo!

Por exemplo, não se pode escolher uma peça por impulso e desconsiderar os demais móveis e acessórios que se deseja colocar no ambiente. Do contrário, algo daria muito errado!

Poltrona Sala de Estar

 

Para saber se a escolha da peça está mesmo correta, os projetistas fazem simulações em 3D, como maquetes eletrônicas ou croquis. Mas, se a pessoa está decorando a casa sozinha, pode apelar para métodos mais simples.

Primeiro, definir o tipo de poltrona que deseja para casa. Depois, definir uma cartela de cores. Medir a área livre no ambiente e comparar com as dimensões daquilo que está à venda nas lojas.

Poltrona Sala de Estar

Agora que você já recebeu todas estas informações, é hora de escolher uma poltrona para a sua sala de estar. Inspire-se nessas imagens incríveis! Acompanhe o blog da Plano e Plano para ver muito mais dicas!

Esta dicas para usar poltronas na decoração da sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Carpete no apartamento: furada ou uma boa ideia?
Decora P&P
Carpete no apartamento: furada ou uma boa ideia?
02/12/2020
Lavabos modernos
Decora P&P
Lavabos modernos
19/11/2013
Mamãe de primeira viagem? Veja inspirações para o quarto do bebê!
Decora P&P
Mamãe de primeira viagem? Veja inspirações para o quarto do bebê!
09/05/2021