Gastronomia

paivinho

Postado em: 08.08.2014

O Dia dos Pais está chegando e se o seu gosta de vinho, que tal comprar uma boa garrafa para comemorar junto com ele?
Como sabemos que o tema é vasto e a grande variedade de tipos e uvas pode dificultar você encontrar algo que agrade, então fizemos alguns grupos com dicas para você não errar na hora da escolha. Basta uma dica do tipo de vinho que ele gosta e você conseguirá escolher algo. Veja qual é o seu tipo e prepare o almoço de domingo.

Vinhos brancos leves
Se o seu pai gosta de um bom peixe, sem muitos temperos e às vezes até na grelha, um vinho branco leve pode ser uma boa pedida. Nesse grupo estão os Sauvignon Blanc, Torrontés, Chenin Blanc.

Vinhos brancos encorpados
Um bom Chardonnay vai muito bem com pratos com molho de queijo, podendo ser desde uma massa aos 4 queijos até uma carne com molho de queijo, desde que esse não tenha molho vermelho junto. Você encontra bons Chardonnays no Chile, nos Estados Unidos e na França (Borgonha).

Vinhos tintos leves
Apesar dos vinhos serem leves, as comidas podem ser até complexas. É o caso do Pinot Noir, do Gamay, do Cinsault (especialmente do Chile) e da Barbera. Vinhos feitos com essas uvas combinam bem com pratos de caça feitos com o molho da própria carne e acompanhados de vegetais cozidos.

Vinhos tintos encorpados
Aqui você tem uma gama enorme, mas um bom Cabernet Sauvignon do Chile, um Merlot dos Estados Unidos ou um Malbec da Argentina vão combinar muito bem com aquela carne grelhada, ensopada ou a massa com molho de tomates do domingão.

E se nada disso der certo, um bom espumante é sempre um coringa, além de bem propício à data. E na verdade sabemos que se você estiver junto com o seu pai no dia, até se você errar o vinho, ele vai te perdoar. Mas acertando é sempre mais gostoso.

Comentar