Gastronomia

pao_caseiro

Postado em: 17.01.2014

O pão é um alimento milenar e está presente em todas as culturas, países e povos, independente da cultura, da religião, dos hábitos alimentares. Ao mesmo tempo que é simples de ser feito, requer atenção a detalhes e dependendo da proporção de ingredientes, tempo de preparo e até da temperatura e umidade do  ambiente, pode variar muito no produto final.

E um hábito dos nossos pais e avós acabou sendo deixado de lado por muitas  famílias que hoje moram em apartamentos e acham que não tem espaço para  fazer, é o pão caseiro. Selecionamos abaixo uma receita fácil para você ver  que dá para preparar o seu próprio pão e com certeza vai ficar uma delícia e  algumas variações.

Ingredientes
2 copos e 1/2 de água morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sal
1 ovo
1 copo de óleo
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento de padaria

Modo de Preparo
Misturar o fermento de padaria na água morna
Levar ao liquidificador o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento

Bater por alguns minutos. Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)

Deixar crescer por 1 hora

Dividir a massa em partes e enrolar os pães. Deixar crescer novamente por 40 minutos

Levar para assar por mais ou menos 30 minutos. Se desejar pode substituir o óleo por banha.

Variações

Você pode rechear o seu pão, dando um sabor especial a ele. Dá para fazer com  linguiça (é só assar a linguiça e depois esfarela-la e misturar), com bacon (picado em pequenos cubos), tomate seco, castanhas, calabresa.

Comentar