Viagens

Blog_históricas

Postado em: 25.04.2016

O Brasil é muito mais do que o litoral e suas lindas praias. Para quem quer fazer uma viagem diferente e entender de perto a história do país, nada como lugares cheios de patrimônio cultural, que remontam nossos antepassados, e são verdadeiros contrastes com as metrópoles.  Hoje trouxemos dicas de destinos que vão te fazer voltar tempo. Confira!

Tiradentes – MG

Foto: Agliberto Lima/Fotos Públicas
Foto: Agliberto Lima/Fotos Públicas

 Tiradentes, nomeada segundo o apelido do maior mártir da Inconfidência Mineira, é uma cidade tão bem conservada que parece estar parada no tempo. Além de se encantar com toda sua arquitetura colonial, também vale apreciar a cozinha local, que em época de eventos é protagonista no Festival de Cultura e Gastronomia.

Paraty – RG

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Polo do turismo e um verdadeiro monumento nacional, a cidade fundada em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi entreposto comercial, o “Caminho de Ouro”, para o que chegava em Minas Gerais. Paraty, além de rica em história, é também rica em beleza com seu conjunto de paisagem e arquitetura, do Centro Histórico até as praias paradisíacas, afastadas de tudo.

 São Luís – MA

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Capital do Maranhão, São Luís se destaca tanto pelo cenário, como pelas tradições e festas que refletem a diversidade cultural de vários povos, tão preservadas quanto a arquitetura. Suas festas folclóricas atraem milhares de turistas todos os anos e a cidade já até ganhou título de Patrimônio Mundial pela UNESCO!

Congonhas – MG

Congonhas Agliberto Lima
Foto: Agliberto Lima/Fotos Públicas

 Minas Gerais é um dos estados com mais cidades históricas preservadas desde seus tempos do ciclo do ouro, então é impossível escolher apenas uma! Outra opção para visitar no estado é Congonhas, um importante centro de mineração do passado que preserva até hoje riquezas da arte Barroca, como o conjunto da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma obra-prima do artista Aleijadinho.

Olinda – PE

Olinda

Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982 e uma das cidades mais antigas do Brasil, Olinda é cheia de casarões, igrejas e paisagens de encher os olhos. Apesar de seu pico de turismo ser no carnaval – com enormes grupos atraídos pela folia, bonecos gigantes e o frevo – a visita por suas ruas encantadoras vale a pena em qualquer época do ano.

Salvador – BA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Outra protagonista da história do Brasil, Salvador foi a primeira Capital do país e, apesar de ter perdido o título, nunca perdeu a beleza impressionante de suas paisagens. A cidade oferece inúmeras atrações para os turistas, que podem andar pelo Pelourinho, visitar museus, fazer compras nos ateliês espalhados pela cidade e apreciar praias como a famosa Itapuã.

 São Francisco do Sul – SC

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para finalizar, não dá para deixar de conhecer uma das vilas mais antigas do Brasil, nascida com forte influência europeia: a cidade de São Francisco do Sul, que teve todo seu centro histórico – com cerca 400 edificações – tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN, preservando o clima de outros tempos. Além da arquitetura, o lugar ainda oferece atrações como praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas, lagoas e florestas de Mata Atlântica para serem apreciadas.

Comentar