Junho já se despediu, mas deixou alguns dias de arraial para aquecer os seus finais de semana do mês de julho.
Está aberta a temporada de festa julina com quermesse, quadrilha e muita comida boa. Isso não pode faltar, né? E para nos despedirmos desse época do ano tão amada, separamos algumas sugestões de pratos típicos para você animar o seu arraial julino.
Neste artigo, vamos te dar 4 dicas de comidas para fazer no seu apê. Confira.
Qual comida não pode faltar em uma festa julina?
A festa julina é aquele finalzinho do arraial de São João, portanto, as comidas típicas não podem faltar. Elas trazem todo o sabor da tradição, além de reunirem as pessoas para festejar. Confira abaixo as opções de dar água na boca
1- Milho-cozido: O milho-cozido é um dos pratos mais típicos dessa época, que desperta memórias de sabores e momentos especiais. O milho-cozido oferece uma explosão de doçura natural e uma textura macia ao ser mordido.
A preparação simples, que envolve mergulhar as espigas em água fervente até que fiquem moles, realça o sabor adocicado do milho, tornando-o irresistível. É um prato versátil, que pode ser apreciado sozinho, com uma pitada de sal e manteiga derretida, ou como acompanhamento em diversas refeições.
2- Pipoca: Essa todo mundo ama, é uma delícia!. O aroma irresistível que se espalha pelo ar quando a pipoca está sendo preparada é uma verdadeira tentação. Com sua combinação única de textura crocante por fora e macia por dentro, a pipoca oferece uma experiência sensorial única ao ser saboreada.
Excelente opção para o seu arraial julino.
3 – Cuscuz Paulista: Um prato que divide gostos, mas é tradição nos arraiais dessa época. Com uma mistura de influências indígenas, africanas e portuguesas, esse prato é uma verdadeira explosão de sabores e cores. Feito com uma massa de farinha de milho, o cuscuz é cozido no vapor e depois desinformado em camadas.
Entre essas camadas, encontramos uma combinação de ingredientes como camarão, peixe, frango desfiado, ovos, palmito, tomate, ervilha, milho e azeitonas. O Cuscuz Paulista é um verdadeiro símbolo de festividades e celebrações, sendo servido em ocasiões especiais como a festa julina.
4- Arroz-doce: Quem não ama esse prato? Combina com qualquer época do ano!
Com sua textura cremosa e aroma irresistível, essa deliciosa sobremesa é preparada com arroz, leite, açúcar, canela e cravo, resultando em um sabor único e reconfortante.
É comum encontrar o arroz-doce decorado com canela em pó, formando desenhos sobre a superfície do prato, o que o torna ainda mais convidativo. Seu sabor suave e doce é perfeito para ser apreciado junto com outras comidas típicas das festas julina, como o quentão, a paçoca e o pé de moleque.
Bônus
Brincadeiras tradicionais: com adultos ou crianças, as brincadeiras tradicionais fazem toda a diferença e não podem faltar no seu arraial. Mesmo no apartamento, você pode garantir boas risadas e manter todos animados com: jogo das argolas, pescaria, bingo e correio elegante.
Gostou de saber dessas dicas de comidas típicas de festa julina? Agora é hora de organizar o seu arraial e se despedir dessa época do ano tão amanda.
Plano&Plano
Posts Recomendados: