postado em: 20.08.2020

Existe idade máxima para financiar um imóvel?

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Ter a casa própria é o sonho de todo brasileiro. Poder ter um lar para criar os filhos, viver a dois, ter o próprio canto, ou simplesmente poder descansar depois da aposentadoria. Isso é muito importante, mas, ainda assim, existem vários aspectos a serem analisados antes de você fazer um financiamento e conseguir realizar o seu sonho.

A Plano&Plano está sempre trazendo um conteúdo rico, além de termos uma equipe especializada para atender nossos clientes. Mas, apesar disso, sempre fica uma dúvida ou outra sobre o financiamento imobiliário feito pelo programa Minha Casa Minha Vida. Diariamente nossos corretores atendem pessoas interessadas nos apartamentos da Plano&Plano, perguntando qual é a idade máxima para que elas possam adquirir seu apartamento e realizarem o tão sonhado objetivo de comprar a casa própria. Por isso, pensamos em escrever este artigo para explicar detalhadamente qual o limite de idade e como são feitas as cobranças do financiamento. Fique ligado para não perder nenhuma informação e, no final, ajude-nos compartilhando este post. Afinal, a sua dúvida pode ser a mesma de milhares de pessoas, inclusive dos seus próprios amigos.

Vamos lá, então? Qual a idade máxima para que você possa fazer um financiamento pelo programa da Caixa Econômica Federal, Minha Casa Minha Vida?

 

Leia também:

Melhores aplicativos para ajudar nas suas finanças

Como melhorar o isolamento acústico do seu apartamento

 

Bem, para começar, precisamos analisar a pergunta. Será que essa é a pergunta certa a se fazer? Se pararmos para pensar, a melhor pergunta para este caso, seria essa aqui: “Qual a idade máxima que a pessoa pode ter quando pagar a última parcela do financiamento imobiliário?”. Muitas pessoas não sabem e é normal. Por isso, a resposta dessa pergunta seria: 80 anos de idade.
Agora que você sabe disso, precisa analisar quanto tempo falta para você atingir a idade limite estipulada pelo programa Minha Casa Minha Vida. Ou, se não for você, precisa mesmo assim, verificar o tempo que a pessoa interessada terá para quitar o financiamento.

Sendo assim, se na época da assinatura do contrato a pessoa tiver 60 anos, ela terá um prazo máximo de financiamento de 20 anos. E por aí vai. A cada ano que for aproximando a idade da pessoa à idade de 80 anos, haverá mais necessidade de um esforço maior para conseguir o financiamento. Um exemplo disso seria uma entrada um pouco maior para compensar os anos que faltam até completar 80 anos e, assim, finalmente conseguir quitar o financiamento imobiliário.

Por isso, é muito importante analisar bem para que não ocorra nenhum susto na hora de saber o valor e a quantidade das parcelas a serem pagas no financiamento.
Afinal, a casa própria precisa ser antes de tudo um motivo de alegria e conquista. Então, se você conseguir fazer um bom planejamento o quanto antes, mais fácil será a aquisição do seu imóvel e receber a chave do seu apartamento em suas mãos.

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação