31/10/2023

Como organizar Halloween no condomínio?

Como organizar Halloween no condomínio?

Organizar uma festa de Halloween no condomínio é uma ótima forma de alegrar as crianças e ainda promover a boa convivência entre os moradores. Além de ser bem divertido, não é mesmo? 

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Para dar tudo certo, eu tenho três dicas para você: faça um breve planejamento, avise aos moradores e capriche na criatividade!  

O Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro e, mesmo vindo de fora, já faz parte do nosso calendário aqui no Brasil. Com uma certa organização e respeitando cada morador, podemos curtir o Halloween em condomínios de forma segura e divertida.

Então vamos para as dicas! Antes mesmo de pensar na decoração, nas comidinhas e doces, esses passos vão te ajudar a organizar tudo:

1 – Planejamento

O primeiro passo para o Dia das Bruxas do seu condomínio ser um sucesso é planejar. E, como em todo planejamento, antecedência é a chave do sucesso!

Por isso, considere começar essa organização até um mês antes do dia da festa. Assim, você terá tempo para definir a melhor data e horário, além de conversar com seus vizinhos. 

A dica é optar pelo dia e horário que funcione melhor para as crianças e vizinhos que queiram participar. Ou seja, se o dia 31 de outubro cair durante um dia de semana, talvez seja melhor escolher o final de semana anterior para a festa.

Outro ponto de atenção do planejamento é conferir às regras do seu condomínio para evitar problemas ou incômodos. 

Ah e pode ser uma boa ideia reservar o salão de festas ou algum espaço de convívio para a criançada ter um ponto de encontro durante a festa.

Com tudo isso definido, é hora de convidar todo mundo!

2 – Divulgação

Para que ninguém fique de fora da festa, é legal divulgar e convidar todos os moradores com antecedência.

Assim, você vai saber quem deseja participar da entrega ou coleta de doces. E também quais vizinhos não têm interesse na festa – para que eles não sejam incomodados.

Use os canais de comunicação disponíveis no seu condomínio, como nos grupos de WhatsApp, nos quadros de comunicados e elevadores. Assim, você avisa a todos sobre a festinha de halloween e aproveita para explicar as possíveis regras.

Uma dica que eu já vi aqui nos condomínios da Plano&Plano é usar a decoração na porta dos apartamentos para indicar quem está participando. As crianças podem ir de porta em porta e sabem onde podem pedir doces (é melhor deixar as travessuras de lado).

Com esse breve planejamento, é a hora de usar a criatividade para decorar e deixar a festa bem assustadora 👻

O que precisa para decorar uma festa de Halloween?

A minha resposta direta para essa pergunta é: criatividade. 

Afinal, você pode até comprar itens de decoração já prontos com a temática do halloween em lojas de artigos para festas, por exemplo. Mas também é possível criar bastante coisa usando alguns materiais simples. 

Um barbante pode se transformar em uma grande teia de aranha, por exemplo.   

Outra dica é usar uma iluminação mais baixa, ou com leds em vermelho, para deixar o clima ainda mais sombrio. Use também desenhos e imagens típicos do dia das bruxas como morcegos, fantasminhas, chapéu de bruxa, abóboras e caveiras.

Outro ponto de atenção para a sua decoração ficar ainda mais especial é caprichar nos petiscos para a festa de halloween. 

Confesso que os doces, bebidas e comidinhas assustadoras são uma das minhas partes favoritas da festa e vão ajudar a deixar o ambiente ainda mais legal!

Então, aqui vão algumas dicas para você montar um cardápio para a festa de halloween:

  • Salgados
  • Hot-dog de dedo: para a decoração ficar legal, a salsicha precisa estar aparecendo. Faça cortes na ponta para simular a unha e complete com sangue… quer dizer, catchup.

 

foto e receita: receiteria.com.br

foto e receita: receiteria.com.br

  • Hambúrguer: é bem fácil de preparar, pois a receita é a mesma de um lanche de hambúrguer tradicional. O destaque está na decoração do queijo. 

Com alguns cortes, dá para fazer formatos de abóbora, morcego ou o que a sua criatividade mandar!

foto e receita: receiteria.com.br

foto e receita: receiteria.com.br

  • Doces
  • Cupcake Chapéu de bruxa: usando casquinhas de sorvete como base, você pode rechear os cones com chocolate ou doce de leite para servir.

    Com o bolinho que preferir, basta decorar o chapéu de bruxa com corante ou mesmo chocolate granulado.

 

foto e receita: mavalerio.com.br

foto e receita: mavalerio.com.br

  • Maçã-envenenada: quem é que não gosta da famosa maçã do amor, não é mesmo? Para fazer essa versão assustadora de halloween, basta trocar o corante vermelho pelo preto!

 

foto e receita: receiteria.com.br

foto e receita: receiteria.com.br

  • Bebidas
    • Ponche assustador: sem usar álcool, podemos fazer essa versão com uma mistura de refrigerante de limão com suco de morango, por exemplo. Ou mesmo com groselha, o importante é que dê para simular a cor de sangue, né?

Coloque algumas balas de minhoca, em formato de olho ou de insetos, que vai ficar ainda mais legal e assustador.

foto e receita: receitanestle.com.br

foto e receita: receitanestle.com.br

Só cuidado para não exagerar nos efeitos especiais da festa, hein? Queremos deixar o ambiente assustador, mas precisamos lembrar que a festa é para todas as idades!

O que não pode faltar em uma festa Halloween?

Além das bebidas e comidas criativas de halloween, em uma boa festa de dia das bruxas não podem faltar as brincadeiras e as fantasias!

Para garantir que todos participem, a fantasia não pode ser obrigatória. Mas com criatividade dá para fazer uma maquiagem ou fantasia com pouco gasto e deixar a criançada ainda mais animada.

Você pode organizar uma premiação para melhor fantasia ou para a criança mais assustadora, por exemplo. Ou então fazer um concurso de sustos, pinturas faciais, maquiagens assustadoras… o que não faltam são opções.

Ah, e outro ponto fundamental que não pode faltar na sua festa de halloween é o respeito aos moradores. Por isso, lembre-se de respeitar os horários combinados e não incomodar os vizinhos que não querem participar.

O que dar de doces no Halloween?

Você, como eu, já está ansioso para ouvir a frase “Gostosuras ou travessuras” e quer saber quais doces entregar para as crianças? Então, essa dica é importante.

Além de doces tradicionais como balas, pirulitos, chicletes e chocolates, você pode optar por montar saquinhos e kits de doces para facilitar na hora da entrega. Com os kits já preparados, você ainda garante que todos recebam a mesma quantidade de gostosuras.

Mas você também pode surpreender e entregar doces caseiros, temáticos ou diferentes. O importante é não ficar com as travessuras. 👻

Com essas dicas, organizar a festa de halloween do seu condomínio será ainda mais fácil e divertido. O seu evento tem tudo para ser um sucesso e vai garantir ótimas lembranças para as crianças!

Depois me conta como foi, hein?!

Veja mais conteúdos como este aqui no Blog e siga a Plano&Plano nas redes sociais para acompanhar ainda mais dicas e informações para você e seu apartamento!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Guia de bairro:  Portal Vila Prudente
Geral
Guia de bairro:  Portal Vila Prudente
28/06/2022
Gato em apartamento: cuidados e precauções com o seu bichano
Geral
Gato em apartamento: cuidados e precauções com o seu bichano
17/02/2021
Apartamento Giovanni Gronchi na planta
Geral
Apartamento Giovanni Gronchi na planta
08/08/2023