14/09/2021

Como otimizar e melhorar o espaço de varanda em apartamento pequeno

Como otimizar e melhorar o espaço de varanda em apartamento pequeno

Ter um espaço para ficar dentro do apartamento é algo que muitas pessoas vêm buscando ultimamente. Mas não é um lugar qualquer. É aquele lugar onde você pode escapar e simplesmente relaxar e olhar a paisagem. Principalmente em tempos de pandemia, onde o trabalho em casa deixou o tempo de descanso ainda mais raro. Já existem muitos projetos que conectam ambientes internos e externos e hoje em dia já é muito natural que quem more em apartamento queira utilizar as sacadas da melhor forma possível. Mas o que se pode fazer quando a varanda é pequena e estreita? Bem, para ajudar você, listamos aqui algumas dicas valiosas para você criar um espaço confortável ao ar livre e aproveitar a vista, seja lá qual for a largura da sua varanda.

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Conheça as proporções


Antes de tudo, tire todas as medidas do ambiente para você saber exatamente o tamanho da sua varanda. Veja quais são as medidas e as limitações do seu espaço e como ele ficarão distribuídos todos os móveis e plantas. Além disso, verifique se terá um espaço dedicado a churrasqueira, tanque ou máquina de lavar, e confirme qual será a distância deles um do outro. Mas o mais importante é você definir qual será o objetivo da varanda. Decida se ela será um espaço para receber visitas e amigos, se será um ambiente para relaxar, se será um lugar para você cultivar plantas, ou até mesmo tudo isso ao mesmo tempo. Sabendo isso você tem um ponto de partida na preparação da sua varanda.

Uma pergunta importante: varanda fechada ou aberta?



Para ambientes espaços abertos com bastante iluminação natural, você pode escolher plantas que sejam facilmente adaptadas a esse tipo de lugar com sol e vento. Quanto aos móveis, escolha aqueles fabricados com madeira impermeabilizada, polipropileno, fibras ou metais que não oxidam em áreas muito expostas. Além do material dos móveis, é bom que os tecidos também sejam impermeáveis para aguentar chuvas fortes. Aposte nos tecidos mais resistentes que não estragam nem desbotam com muita facilidade no sol.

O verde nunca deixa a desejar



Mesmo em varandas com pouca área, é bem normal que as pessoas achem que devem escolher plantas e móveis. Porém, você não precisa escolher entre um ou outro. Mesmo que seja pequena a varanda pode comportar os móveis e plantas ao mesmo. Basta você sabe usar bem esse espaço. Por exemplo, você pode usar as paredes para prender vasos criando um belo jardim vertical. Dessa forma, além de otimizar espaço, você cria um ambiente verde, agradável e supernatural.

Lembre-se de criar um espaço para as pessoas circularem
Por mais que você queira fazer mil coisas na sua varanda, é fundamental. O recomendado pela maioria dos profissionais é que seja definido pelo menos um espaço de 50 cm para que as pessoas possam circular pela varanda. Se você tem uma varanda pequena e pretende colocar uma mesa, o espaço para circulação precisará ser um pouco maior. Nos espaços inutilizados você pode aproveitar para colorir com varanda com plantas e um visual bem verde e natural.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Não contratar um arquiteto pode sair bem caro.
Decora P&P
Não contratar um arquiteto pode sair bem caro.
18/03/2021
Usando o vermelho em grande estilo
Decora P&P
Usando o vermelho em grande estilo
26/03/2013
Adaptando seu apartamento para conviver com idosos
Decora P&P
Adaptando seu apartamento para conviver com idosos
13/06/2021