16/05/2022

Curiosidades do bairro Vila Maria que você precisa saber

Curiosidades do bairro Vila Maria que você precisa saber

Localizado na zona norte de SP, o bairro tem mais de 100 anos de história e, nos seus primeiros anos como Vila Maria, era até possível pescar no rio e lagoas da região, que mais tarde foram aterradas dando espaço para a evolução da região.

Foto/Reprodução: Portal da Zona Norte

História do bairro 

Quem passa hoje pela região da Vila Maria, sequer imagina as diferenças contrastantes de seus primeiros anos desde quando foi nomeado pelo nome ao qual segue até hoje sendo chamado. 

A Vila Maria nasceu oficialmente em 1917 com a fundação da Companhia Paulista de Terrenos. Antes, a região pertencia a um sítio chamado Bela Vista. Uma grande parte das terras foi comprada por Eduardo Cotching, que a loteou em seguida. 

É interessante saber que a travessia do rio Tietê para chegar à Vila Maria só era possível de barco. Naquele ano foi construída uma ponte de madeira. Mas os barcos continuam sendo de grande utilidade, já que as inundações eram frequentes na região. Nesse mesmo tempo, as ruas não tinham calçamento e também era possível pescar no rio e nas lagoas, que mais tarde foram aterradas para dar espaço à evolução da região.

 

Vila Maria hoje 

Hoje o bairro entrega história agregada a modernidade dos dias atuais. Vila Maria se tornou uma ótima opção para quem busca viver com mais praticidade e, claro, conforto. Os moradores da região contam com acessos estratégicos para diversas localidades da capital Paulista, tendo à disposição as principais vias:  Marginal do Tietê, Rodovia Dutra e Fernão Dias que interligam para outras regiões da capital paulista.

Além de uma infraestrutura completa em padarias, supermercados, farmácias, academias, agências bancárias, instituições de ensino, entre outros estabelecimentos comerciais e de serviços que garantem a facilidade na rotina dos moradores.

 

Curiosidades: Escola de Samba e Portugueses

Entre as principais curiosidades da região, uma das que mais chamam atenção é que o bairro é sede da Escola de samba Unidos da Vila Maria, do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Além de ser uma das agremiações mais tradicionais dos festejos juninos paulistanos, a Unidos da Vila Maria tem uma comunidade participativa e apaixonada pela escola. A entidade possui um amplo projeto social chamado “Vila Maria – Um Caso de Amor”. Por ano, são quase 11 mil pessoas atendidas em sua quadra social. Iniciado em 2001, apenas com escolinha de futebol, hoje conta com inúmeros cursos profissionalizantes e no segmento cultural, além de atendimentos de saúde. Nos quase 19 anos do projeto, já foram beneficiadas mais de 180 mil pessoas, muitas delas de outros bairros e cidades. 

Foto/Reprodução: Unidos da Vila Maria por baressp.com.br

Outra curiosidade, ligada aos tempos antigos da Vila Maria e que segue sendo bastante importante em sua história, é que entre as décadas de 1930 e 1970, a região recebeu um grande número de imigrantes portugueses, que imprimiram muito de suas características ao local. A presença lusitana também pode ser observada nos outros dois distritos que formam a subprefeitura.

Marcolino Augusto Duque, 71 anos, é um dos tantos portugueses que migraram de Portugal para a Vila Maria e acompanhou de perto a transformação da região em um dos mais tradicionais redutos portugueses em São Paulo. Atracou sua caravela na Vila Maria em 1951 e integrou-se rapidamente à região, onde teve um empório. Calcula que à época de sua chegada, cerca de 70% da população era portuguesa. Hoje, ele estima que essa população representa menos de 20% do total: “Falávamos que a capital de Portugal era a Vila Maria”.

Interessante, né? Se você gostou de conhecer o bairro e essas curiosidades, temos uma novidade fresquinha para você! 

 

Lançamento fresquinho na Vila Maria 

Em breve, vamos lançar um empreendimento moderno e com uma localização imperdível de se morar e investir: O projeto Plano&Vila Maria, que estará localizado na rua Baracela, 457. 

E não deixe de conferir, também, os nossos canais oficiais:

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Plano&Parque do Carmo, apartamentos na Zona Leste
Nossos empreendimentos
Plano&Parque do Carmo, apartamentos na Zona Leste
29/06/2022
MAPP Rio Branco – Parceria entre a Plano&Plano e Mundo Apto
Nossos empreendimentos
MAPP Rio Branco – Parceria entre a Plano&Plano e Mundo Apto
15/09/2022
Plano&Vila Atlântica, more no Zona Sul de São Paulo
Nossos empreendimentos
Plano&Vila Atlântica, more no Zona Sul de São Paulo
05/03/2022