02/03/2021

7 dicas bem simples para mudar rápido e fácil a decoração do seu lavabo

7 dicas bem simples para mudar rápido e fácil a decoração do seu lavabo

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

De repente, do nada, você olha para os ambientes de casa e percebe que eles já não transmitem à você a mesma alegria que antes. Talvez seja preciso atualizá-los ou apenas dar um toque diferente à sua decoração para que voltem a dar as mesmas boas sensações e energias de antes. Mas cômodos como o lavabo oferecem menos possibilidade de personalização, deixando as pessoas com dúvidas sobre o que fazer.

Você próprio sabe o que poderia fazer de diferente para mudar a cara do seu lavabo de casa? Não se preocupe, pois, neste texto, damos dicas e apresentamos exemplos práticos de soluções bem simples, mas que causam grandes efeitos visuais. Continue lendo e confira.

#1 Jogo de iluminação

Lavabo

Brunete Fraccaroli https://www.vivadecora.com.br/foto/7831/papel-de-parede-listrado-azul-e-cuba-de-piso-clara e Pietro Terlizzi https://www.vivadecora.com.br/foto/171718/banheiro-claro-e-com-parede-com-cimento-queimado

Uma coisa que você pode investir para incrementar a decoração do seu lavabo de casa é em novos aparelhos de iluminação; começando pela luminária de teto, como um plafon. 

Mas é em volta do espelho sobre a pia que podemos brincar ainda mais com as opções. Talvez contornando a peça com uma fita de led; colocando arandelas de cada lado; ou ainda usando um pendente com pingentes e lâmpadas diferentes. O que acha?

#2 Quadrinhos

Lavabo

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design https://www.vivadecora.com.br/foto/5112/lavabo e Marília Veiga Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/3814/banheiro

Lavabos são diferentes de banheiros comuns, tenha isto sempre em mente. É que, como não possuem instalação de banheira ou de chuveiro, apresentam menos partículas de água espalhadas pelo ar. 

Isto permite que as suas paredes sejam decoradas livremente, sem a necessidade de revestimento impermeável, como os azulejos. Neste caso, para estas superfícies, você pode considerar apenas massa corrida e tinta.

Agora, se as paredes do seu lavabo de casa estão livres de azulejos, lisas e vazias, você pode imaginar alternativas para deixá-las mais atrativas, alegrando o ambiente. 

Cai bem, neste caso, a ideia de decoração com quadrinhos. E que tipo de figuras você imagina que combinaria com este espaço? Bem, pode ser fotos de paisagens, ilustrações abstratas e até de figuras humanas, como rostos femininos.

#3 Adesivo e papel de parede

Lavabo

Anna Maya Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/94609/lavabo-com-papel-de-parede-rosto-de-mulher e ZaaV Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/95955/papel-de-parede-estampado

Outra vez, por conta dessa menor umidade no ar, podemos considerar personalizar as paredes do lavabo de um modo diferente. Talvez aplicando papel de parede – já existem modelos com camada vinílica próprios para áreas como esta. E também adesivos – que podem até mesmo cobrir, com figuras e frases, portas, janelas e tampo de bacia sanitária, dando um toque irreverente à decoração local.

#4 Kit banheiro e arranjos

Lavabo

Fabiana Infantozzi https://www.vivadecora.com.br/foto/5680/lavabo e Eduarda Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/77636/bancada-com-cuba-de-apoio-de-madeira-e-vaso-branco

Uma coisa que sempre podemos encontrar facilmente nas lojas – em vários materiais, cores e preços – são os kits para banheiros. Nesta lista estão inclusas as peças de porta sabonete em barra, porta sabonete líquido, porta papel higiênico e suporte para toalha de rosto. 

Se puder, escolha um conjunto de design chamativo, que dê mais estilo à decoração do seu lavabo de casa.

A área de tampo de pia é um local do ambiente onde se poderá explorar ainda mais a questão da personalização da decoração do lavabo. 

É interessante ter, neste ponto do cômodo, uma bandeja com amostras de produtos – tipo sabonetes e perfumes. E para dar mais vida à composição – estimulando pela cor e aroma os sentidos dos usuários – difusores e arranjos de flores.

#5 Espelhos, cubas e bancadas

Lavabo

Triplex Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/16886/parede-de-tijolinho-branco-e-espelho-decorativo e Carina Tobias – Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/198182/ambiente-com-decoracao-dourada-e-cuba-marrom

Tem coisas que definitivamente não podem faltar no lavabo – pensando em sua funcionalidade; uma delas é a pia. 

Aliás, existem vários modelos de lavatórios e cubas que combinam com este tipo de ambiente e que dispensam gabinetes de armários – é o caso das cubas de piso, em um design clássico ou moderno. E os mesmos devem ser acompanhados de um espelho, seguindo a sua mesma linguagem estética.

Na imagem acima, você pode conferir alguns modelos de espelhos que são apontados como tendência atual em decoração de lavabos. 

É o caso dos espelhos redondos e dos espelhos chamados de venezianos – com esta moldura bem trabalhada ao redor. Mas, em outros casos, talvez combine mais um espelho quadrado ou até mesmo comprido, cobrindo uma área extensa de parede. Estude o que fica melhor na sua casa.

Mariana Arnellas https://www.vivadecora.com.br/foto/62456/lavabo-com-papel-de-parede e Infinity Spaces https://www.vivadecora.com.br/foto/85140/cuba-redonda-branca

Se preferir, ao invés de usar uma cuba de piso, pode ter no seu lavabo uma cuba de parede ou mesmo uma cuba de sobrepor. Para este último tipo, é necessária uma bancada. 

Geralmente as pessoas preferem fazer este apoio de pedra. Mas também são opções as madeiras tratadas e impermeabilizadas. Uma dica é aproveitar aquele aparador antigo que você já tinha em casa – basta fazer o furo na parte inferior para a passagem da água.

#6 Arte nas paredes

Léo Shehtman https://www.vivadecora.com.br/foto/1581/tapete-de-pelinho-preto-e-cuba-de-piso-iluminada e Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/63515/parede-de-giz-e-movel-de-madeira-clara-com-espelho

Lavabo, como quase sempre é mais utilizado pelos visitantes da casa, pode ter uma decoração mais apelativa, com elementos que impactem a visão das pessoas. 

Então, até pode-se cogitar ter neste ambiente algumas esculturas, por exemplo. Mas, para não comprometer a circulação deste cômodo, que já é mais apertado, é melhor explorar mesmo as áreas de parede.

Nas figuras anteriores, você pode ver dois exemplos bem interessantes. No primeiro, o fundo preto de revestimentos foi quebrado por elementos em cores vivas – a cuba de piso e os adornos que descem do teto até quase o chão. 

E, no segundo, partes das paredes foram pintadas com tinta lousa; então é provável que se possa deixar nelas recados para as visitas ou mesmo o giz para que elas escrevam o que quiserem.

#7 Adornos variados

Isabela Mayerhofer https://www.vivadecora.com.br/foto/32088/outros-ambientes e Andréa Barroso https://www.vivadecora.com.br/foto/153770/papel-de-parede-estampado-em-tons-de-azul

Por fim, devemos pensar no que mais podemos fazer para tornar as decorações dos lavabos residenciais interessantes. Aqui vão três ideias para você. 

  • Usar vasos de planta com formatos e acabamentos diferentes. 
  • Ter, no ambiente, lamparinas e frascos de vidro com pequenos sabonetes decorativos ou velas aromáticas. 
  • E um jogo de toalhas bem colorido, com detalhes em bordados e mais.

Vamos lá, faça agora mesmo!

Essas dicas de decoração de lavabo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Mesa de jantar: 6 dicas para não errar na hora da compra
Decora P&P
Mesa de jantar: 6 dicas para não errar na hora da compra
02/04/2018
Passos importantes para uma reforma.
Decora P&P
Passos importantes para uma reforma.
06/04/2021
Decoração de varanda: sugestões de móveis, ornamentos e mais
Decora P&P
Decoração de varanda: sugestões de móveis, ornamentos e mais
11/12/2020