22/05/2020

Morar sozinho – o que se deve considerar?

Morar sozinho – o que se deve considerar?

Independência, privacidade e liberdade – esses são aspectos que pesam muito ao tomar uma decisão de morar sozinho. Principalmente para a nova geração, nascida a partir dos anos 2000, chamada de Millennials ou simplesmente de Geração Y, morar sozinho é uma grande prioridade.

Segundo pesquisa recente, mais da metade dos millenials tem a intenção de morar sozinho ou com mais uma pessoa. E eles querem morar em apartamento próprio? Segundo a pesquisa, sim.

Para ajudar, a Plano&Plano separou alguns pontos que devem ser considerados para todos que pretendem morar sozinhos – pois afinal, com a liberdade, vem muitas responsabilidades. Confira!

Saiba seus custos

Morar sozinho requer planejamento financeiro – você precisa saber exatamente quanto vai gastar, já que a responsabilidade para com as contas da casa será totalmente sua.

E esse “quanto vai gastar” pode ser dividido em duas fases:

1) Gastos que serão fixos mensalmente, como aqueles para pagamento de conta de água, luz, gás, condomínio e supermercado, etc.

2) Gastos para mobiliar a casa nova – pois geralmente, quem vai morar sozinho pela primeira vez precisa fazer algum investimento em um mobiliário básico.

Sua casa, sua cara

Um apartamento todo seu. A ideia é fantástica, não é mesmo? Então que tal transformar seu apartamento em um lar real, deixando-o do jeitinho que você sempre quis?

Invista em peças úteis, que te atendam no dia a dia, e que também demonstrem um pouco da sua personalidade. Uma dica, para quem não quer ou não pode gastar muito nesse momento, é buscar por móveis de segunda mão. Hoje em dia, é muito comum esse tipo de compra e venda, até como parte de uma economia sustentável e amparada no consumo consciente.

“Do it Yourself” – execute você mesmos os afazeres domésticos

A casa precisa de limpeza, as roupas de serem lavadas e passadas. Há manutenções a serem feitas. Para economizar, e até mesmo para garantir que essa nova empreitada se sustente (e você consiga investir seu dinheiro no que lhe for prioritário), o ideal é arregaçar a manga e aprender mesmo a fazer de tudo um pouco. Para alguns, isso vai ser mais fácil, para outros, mais difícil. Mas a notícia boa é que é completamente realizável.

E você? Quer morar sozinho? Pretende, de cara, investir em um cantinho seu? Fale com um dos nossos corretores online e veja as opções de apartamentos da Plano&Plano próximas a transporte público!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Rio Pequeno, um bairro com potencial
Financiamento de Imóveis
Rio Pequeno, um bairro com potencial
23/11/2018
Como visitar um imóvel sem sair de casa?
Financiamento de Imóveis
Como visitar um imóvel sem sair de casa?
29/05/2020
Vantagens de Morar em Apartamento
Financiamento de Imóveis
Vantagens de Morar em Apartamento
16/02/2019