O PIU Arco Jurubatuba é o Projeto de Intervenção Urbana que propõe diversas ações para incentivar o desenvolvimento urbano e social de regiões na Zona Sul de São Paulo-SP.
Previsto no Plano Diretor Estratégico da cidade, o Projeto de Lei que trata do PIU passou por aprovação na Câmara Municipal de São Paulo até virar lei.
Já o Plano Urbanístico no Arco Jurubatuba foi sancionado pelo prefeito em 2023, determinando as Áreas de Intervenção Urbana que serão impactadas, bem como as diretrizes para promover o melhor aproveitamento no uso e ocupação do solo na região.
Além de permitir o desenvolvimento de novas atividades econômicas, os mecanismos de incentivo desse projeto envolvem ainda a criação de habitações de interesse social, a melhoria na mobilidade, a oferta de equipamentos públicos para a população local e o fomento à produção tecnológica.
Para custear essas intervenções de desenvolvimento na região, a Prefeitura de São Paulo utiliza o recurso de arrecadação da chamada Outorga Onerosa do Direito de Construir, um instrumento jurídico que permite que um empreendedor construa em um terreno com metragem maior do que aquela estabelecida pelo município.
Assim, as empresas garantem vantagens para investir na região e os valores arrecadados são convertidos em melhorias para a população local em diversos setores.
Veja alguns dos principais pontos de investimento com a intervenção urbana do Arco Jurubatuba:
- Mobilidade
O projeto prevê o prolongamento e a implantação de mais de 60 vias, além de 9 transposições, como uma ponte com infraestrutura cicloviária na região de Santo Amaro e a ponte da Via Parque, que passará sobre o Rio Guarapiranga.
Além disso, o PIU tem como diretriz a construção de portos fluviais urbanos integrados a estações de trem e metrô e aos terminais de ônibus.
- Habitação
O PIU propõe ainda a construção de Habitações de Interesse Social (HIS), permitindo oferecer moradia de qualidade para o atendimento da população mais vulnerável da região.
- Áreas verdes
A questão ambiental também está presente no projeto, reforçando a importância da manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos Rios Jurubatuba, Pinheiros e Guarapiranga.
Além disso, o PIU propõe a criação de dez novos parques para a cidade de São Paulo, como o Parque Chiquitão, que ficará entre a Avenida Gregorio Bezerra e a Represa Billings, e o Parque do Aterro, localizado entre a linha do trem e o Rio Jurubatuba.
Ainda para oferecer novas áreas verdes na região de Jurubatuba, a iniciativa contará com a implantação ou requalificação de 19 praças, como a Praça Catarina Matucheski da Silva.
- Desenvolvimento tecnológico
O projeto prevê ainda a criação de um polo tecnológico no distrito de Socorro, com a instalação de uma incubadora de empresas com foco no financiamento de projetos de inovação tecnológica na região.
Além de impactar no desenvolvimento econômico, a ideia é incentivar a geração de empregos.
Que regiões serão atendidas pelo PIU Arco Jurubatuba?
O Projeto de Intervenção Urbana do Arco Jurubatuba institui as áreas de Intervenção Urbana (AIU) da região, envolvendo os bairros de Vila Andrade, Jurubatuba, Interlagos, Campo Limpo, Jardim São Luís, Santo Amaro, Socorro, Campo Grande e Cidade Dutra.
O território do perímetro do Arco Jurubatuba abriga uma população de cerca de 150 mil habitantes, ocupando uma área bruta de 2.158 hectares na região sul do município, localizada entre os Rios Pinheiros, Jurubatuba e Guarapiranga.
More em Interlagos
Se você procura uma região em transformação para viver com mais qualidade de vida e ainda valorizar o seu investimento, a Zona Sul de São Paulo oferece ótimas oportunidades, especialmente na área do bairro de Interlagos.
Além de ampla oferta de comércios, lazer, transporte e educação, o local vem recebendo empreendimentos imobiliários únicos e completos. A Plano&Plano, por exemplo, possui apartamentos imperdíveis na região.
E tem novidade muito legal chegando por lá, hein? Acesse o nosso site e fique por dentro das opções!
Plano&Plano
Posts Recomendados: