20/05/2024

Onde acontece a Festa de San Gennaro?

Onde acontece a Festa de San Gennaro?
Onde acontece a Festa de San Gennaro?

Uma das principais festas gastronômicas e culturais de São Paulo, a Festa de San Gennaro acontece no bairro da Mooca, na zona leste da cidade. E não podia ter local melhor, não é mesmo? Afinal, a região é conhecida por sua tradição e influência da imigração italiana até hoje!

Organizada pela Paróquia de San Gennaro, a celebração conta com três atrações principais: as missas, a procissão de San Gennaro e a festa, que acontece nas ruas Lins e San Gennaro, unindo gastronomia, música e cultura.  

Já está animado para apreciar as diversas delícias da culinária italiana durante a festa? Então continue com a gente para ver todos os detalhes e aproveitar a próxima edição!

 

Quando é a Festa de San Gennaro?

Comemorando o mês do santo padroeiro da Mooca, a Festa de San Gennaro acontece de setembro a outubro, sempre aos finais de semana. 

Em 2024, a 51ª Festa de San Gennaro já tem data marcada, confira:

📅 De 07 de setembro a 06 de outubro

⏰ Horários: Sábados das 17h às 23h, Domingos das 17h às 22h

O evento já faz parte do calendário turístico de São Paulo e é última do chamado ciclo das festas italianas da cidade, que conta ainda com as tradicionais Festa de São Vito e Festa de Nossa Senhora Achiropita.

Agora que já sabemos onde e quando acontece a Festa de San Gennaro, bora conferir tudo o que rola por lá? Confira a seguir! 

A Festa de San Gennaro une gastronomia, religiosidade e cultura

 

O que tem na Festa de San Gennaro?

A Festa de San Gennaro possui entrada gratuita, contando com cerca de 20 barracas com as delícias típicas da Itália, como pizza, polenta, nhoque, fogazza, lanches de pernil e calabresa, churrasco, doces típicos e as tradicionais macarronadas das mammas.

Há ainda barracas com souvenirs e artesanato, bebidas e um palco para apresentações musicais e culturais. E a festa ainda reserva espaços para a diversão das crianças!

Além da festa que toma as ruas Lins e San Gennaro, a comemoração também inclui as missas solenes e uma procissão, que atrai os devotos do bairro da Mooca e região;

Vale ressaltar que toda a renda arrecada no festival é destinada às obras assistenciais da Igreja San Gennaro e seus projetos sociais. Legal, né? 

Então já anota na agenda e confira a conta deles no Instagram para não perder nada dessa festa! 

Mas você conhece a história do padroeiro da Mooca? A gente te conta. 

 

O que é o milagre de San Gennaro?

A Festa de San Gennaro começou a ser celebrada na Mooca no ano de 1973, reforçando a tradição italiana da comunidade e homenageando o santo, que também é padroeiro de Nápoles.

Conhecido por ser um mártir cristão, San Gennaro é conhecido pelo milagre da liquefação do sangue. Após a sua morte, seu sangue teria sido coletado e, com o passar dos anos, acabou se solidificando.

Porém, a história conta que a partir do século XIV, o sangue do santo volta a ficar líquido em dias especiais, o que é visto pelos fiéis como sinal de bênção e proteção.

Interessante não é mesmo? Não é à toa que a Mooca é famosa por sua história e cultura!

Já pensou em morar no bairro da Mooca e aproveitar tradições e atrações como na festa de San Gennaro? 

A Plano&Plano tem uma novidade ideal para você: o Breve lançamento Plano&Reserva da Mooca.

Localizado na Rua Leocádia Cintra, 45, o empreendimento fica em uma região repleta de opções de serviços, comércios e facilidade de acesso aos maiores centros empresariais de São Paulo.

Saia na frente e receba informações do seu novo apartamento da Mooca em primeira mão: fale com a gente aqui!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Tudo o que você precisa saber sobre a Avenida Giovanni Gronchi
Geral
Tudo o que você precisa saber sobre a Avenida Giovanni Gronchi
24/08/2023
Transformar para evoluir: a vida se constrói em movimento
Geral
Transformar para evoluir: a vida se constrói em movimento
16/02/2024
A melhor localização na Barra Funda chegou!
Geral
A melhor localização na Barra Funda chegou!
16/11/2022