21/02/2024

Onde fica o Pico do Jaraguá? Saiba como chegar!

Onde fica o Pico do Jaraguá? Saiba como chegar!

Você já conhece o ponto mais alto de São Paulo? O Pico do Jaraguá fica no bairro do Jaraguá, mais precisamente dentro do Parque Estadual do Jaraguá. É uma ótima opção de passeio com muito contato com a natureza e vistas incríveis!  

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Afinal, são 1.135 metros de altitude em meio a uma área de preservação ambiental na região noroeste da cidade. O pico é uma das elevações da Serra da Cantareira e está perto também de Perus e Pirituba, além do município de Osasco.

Quer saber como chegar e o que fazer no pico? Confira com a gente!

 

Como chegar ao pico do Jaraguá?

Existem várias alternativas para chegar ao Pico do Jaraguá. Seja de carro ou transporte público, você pode visitar o parque de terça-feira a domingo, das 7h às 17h. 

Vamos ver os principais trajetos para chegar ao pico? Confira:

 

🚗De carro

Para chegar ao pico de carro é preciso acessar a Estrada Turística do Jaraguá e ir até o final, chegando na entrada do Parque. 

Você pode chegar até a estrada vindo pela Rodovia Anhanguera ou por dentro do bairro, indo pela avenida Raimundo Pereira de Magalhães até a rua Antônio Cardoso Nogueira.

Para conferir como ir da sua localização até o pico, você pode inserir o seguinte endereço nos aplicativos de mapas: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 (Km 18 da Via Anhanguera) Estrada Pico do Jaraguá s/n – Parque Estadual do Jaraguá – São Paulo / SP

https://goo.gl/maps/WkEpDAqydkErA1iz6

 

🚌De ônibus

Com ponto de desembarque em frente à portaria do Parque, você também pode chegar ao Pico do Jaraguá partindo de ônibus de diversos locais da cidade. 

Veja algumas opções de linhas que chegam no local:

  • Linha 1896-10 – saída Praça Ramos de Azevedo
  • Linha 8047-41 – saída Terminal Metrô Vila Madalena
  • Linha 8040-10  – saída Terminal Lapa
  • Linha 1019-10 – saída Terminal Pirituba

 

🚉De trem:

Também é possível utilizar os trens da CPTM no trajeto para chegar ao Parque do Jaraguá. 

A estação mais próxima é a Vila Clarice, da linha Rubi, que fica a cerca de 2km do parque. De lá, você pode pegar o ônibus 1896-10 – Jaraguá no ponto em frente à estação, chamar um carro de aplicativo ou mesmo ir andando!

 

🚶🏿‍♀️A pé:

E, para os mais animados, é possível chegar ao Pico do Jaraguá na caminhada, pela trilha do Pai Zé. Neste caso já prepara o fôlego, pois são cerca de 3,6 km de trilha, com uma duração média de 2h30.

fonte: Pinterest

fonte: Pinterest

 

O que fazer no pico do Jaraguá?

Para ter uma vista panorâmica e incrível de São Paulo, você tem a opção de dois morros no local. O primeiro é o Pico do Papagaio, que possui 1.127 metros, já o segundo – e maior – é o próprio Pico do Jaraguá com seus 1.135 metros.

Mas, além dos mirantes e de toda a incrível beleza natural do parque, o visitante pode ainda  acessar lagos, áreas recreativas para piquenique e churrasqueira, e ainda fazer algumas trilhas.  E olha que tem opção para todo mundo, hein? Veja as principais:

  • Trilha do Silêncio – 828m (ida e volta)

Com dificuldade baixa e cerca de 30 minutos de duração, é indicada para todas as idades e adaptada para visitantes com deficiência física e/ou mobilidade reduzida.

  • Trilha do Lago – 1000 metros (ida e volta)

Circuito próximo ao lago, também com baixa dificuldade e rápida duração: apenas 20 minutos. É indicada para adultos e crianças de 8 a 11 anos.

  • Trilha da Bica – 1500 metros (ida e volta)

Chegando até uma bica d’água, essa trilha já tem uma dificuldade média. O tempo de duração pode chegar a até 45 minutos. 

  • Trilha do Pai Zé – 3600 metros (ida e volta)

É a trilha mais longa do pico, que leva da parte baixa até ao alto do Parque Estadual Jaraguá. Com duração de até 2h30, é ideal para adultos e para quem quer ter contato com a Mata Atlântica!

 

Quanto custa para entrar no Pico do Jaraguá?

A entrada no Parque e o acesso às trilhas e ao Pico do Jaraguá são gratuitos. Portanto, não há custos para visitar o local!

 

Quantos degraus tem a escadaria do Pico do Jaraguá?

Para chegar ao ponto mais alto do Pico do Jaraguá, o visitante precisa ainda subir uma escadaria com 242 degraus após a trilha.

Mas não desanime, pois será só mais um pequeno esforço – e vai valer a pena. Afinal, a área oferece uma das melhores vistas do parque e é ideal para fazer aquelas fotinhos, não é mesmo?

Veja a vista do Mirante do Pico do Jaraguá:

E vale a curiosidade: é neste ponto mais alto também dos morros que ficam as antenas de televisão das emissoras Globo, Bandeirantes e Cultura!

Está esperando o que para ir visitar o Pico do Jaraguá? Aproveite os dias de sol e, depois, vem contar para gente como foi!

 

Que tal morar próximo ao Pico do Jaraguá?

Com tantas belezas naturais e o clima de tranquilidade de um dos maiores parques de São Paulo, a região do Jaraguá é uma ótima opção para quem quer viver melhor! 

E é ali que a Plano&Plano está lançando mais um empreendimento exclusivo: o  Plano&Vista Cantareira.

Localizado na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, o projeto conta com Apartamentos de 2 Dorms. com opção com varanda e lazer completo com Piscina, Rooftop, Playground, Salão de Festas, Churrasqueira, Coworking, Mini-mercado e muito mais.

Venha conhecer este incrível empreendimento: acesse aqui e saiba mais!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

3 dicas para limpar as canetinhas da parede.
Geral
3 dicas para limpar as canetinhas da parede.
21/06/2021
Black Friday para imóveis. Encontre o apartamento que cabe no seu bolso!  
Geral
Black Friday para imóveis. Encontre o apartamento que cabe no seu bolso!  
24/10/2022
Qual a tendência de cor para 2024?
Geral
Qual a tendência de cor para 2024?
28/11/2023