18/12/2020

Os cuidados básicos que se deve ter para a boa duração do jardim vertical

Os cuidados básicos que se deve ter para a boa duração do jardim vertical

Sem tempo para ler? Ouça todo o texto enquanto você trabalha ou realiza outras atividades.

Você já deve ter percebido como o planejamento de interiores residenciais está diferente. Os arquitetos e designers ouviram seus clientes e resolveram trazer mais a natureza para dentro das casas. 

Muitos recantos verdes são montados dentro de cozinhas, salas decoradas e varandas. E não poderíamos deixar de citar o recurso dos jardins suspensos ou do jardim vertical. Continue lendo para saber mais sobre esse sistema!

jardim vertical

Estudio AE

https://www.vivadecora.com.br/foto/165170/parede-com-vegetacao-e-moveis-de-madeira-comum

Quais os benefícios trazidos pela montagem de um jardim vertical dentro de casa?

Se você mora numa grande cidade, impossível nunca ter cruzado por um painel verde ou painel vivo. De fato, o recurso dos jardins verticais está cada vez mais forte na Arquitetura Urbana. E sabe por quê? É que esta solução traz muitos benefícios para a cidade, principalmente com a renovação do ar; fora que ainda ajuda a aliviar os bolsões quente em meio aos paredões de concreto. 

jardim vertical

Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/206583/escada-com-piso-escuro-e-vasos-de-plastico-preto

Hoje é comum ver jardim vertical envolvendo fachadas de edifícios, estruturas de engenharia de tráfego e muito mais. Mas o comum ainda é ver jardim vertical sendo utilizado dentro de casa. Além destes e outros benefícios de conforto ambiental, o jardim vertical oferece beleza aos interiores dos imóveis. Sua textura e cor traz movimento e alegria para as decorações, tornando-as muito mais interessantes!

Se deseja criar um ponto focal na sala da sua casa, o jardim vertical é uma ótima alternativa! 

Painéis verdes também podem ser usados para cobrir áreas vazias de ambientes como cozinha e varanda. No hall de entrada, algo assim pode enfatizar uma estética teatral de recepção ao visitante. Fora que o brilho das suas folhas pode tornar um recanto da casa mais sofisticado. Até mesmo um banheiro pode ficar mais bonito com o jardim vertical em sua decoração!

jardim vertical

Eduarda Corrêa; e Juliana Conforto

https://www.vivadecora.com.br/foto/78403/parede-revestida-de-madeira-com-armario-embutido

https://www.vivadecora.com.br/foto/13920/piso-com-ladrilho-hidraulico-e-cadeira-estofada

Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/183609/banco-de-fibra-sintetica-e-perfil-metalico-bronze 

Como saber se o local escolhido dentro de casa é adequado para um jardim vertical?

O jardim vertical é visto na decoração de interiores como um elemento ornamental. Porém, não devemos nos esquecer de que o jardim vertical é composto por espécies vivas. Ou seja, por plantas que precisam de cuidados especiais e um ambiente realmente compatível com todo o necessário para o seu bom desenvolvimento e crescimento saudável. Quer dizer que não é qualquer lugar dentro de casa que poderá receber um jardim vertical!

Outra coisa que devemos nos preocupar é com a sustentação desse jardim vertical. Imagine toda esta carga de plantas dentro de vasos preenchidos com terra. É bastante peso! E tudo isto deverá ser bem fixado contra uma estrutura ou melhor contra uma parede; e esta, por sua vez, precisará ser capaz de sustentar este peso. Outra solução é criar uma estrutura secundária independente, aliviando a parede desta carga.

Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/206497/almofadas-com-tecido-verde-e-parede-com-madeira

As plantas, por serem vivas, vão necessitar de alimento. Explicando melhor, o ambiente onde estará esse jardim vertical deve oferecer as condições mínimas para a sua sobrevivência. Entra nessa lista a umidade do ar, também a quantidade adequada de raios solares, a irrigação e a eventual adubação da terra. A quantidade disto tudo deverá ser de acordo com as características das espécies escolhidas para montagem do jardim.

Altera Arquitetura; e Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/226537/ambiente-com-cadeira-azul-e-piso-com-deck

https://www.vivadecora.com.br/foto/183737/poltronas-com-tecido-azul-e-mesa-de-centro-rustico

Como já dissemos, jardim vertical pode ser montado em vários ambientes da casa. E é importante observar as condições de cada local para entender quais espécies de plantas escolher!

Pode-se dizer que existem plantas que são mais resistentes ao sol, sendo adequadas,por exemplo, a decoração de varanda. Outras já podem se desenvolver melhor em situações de meia sombra ou sombra total. Estas, por sua vez, poderiam se dar bem em jardim vertical montado dentro de sala de estar, escritório, cozinha e mais ambientes fechados da casa. 

São exemplos de plantas utilizadas em jardim vertical: renda portuguesa, asplênio, brilhantina, samambaia, begônia, peperômia, costela de adão, avenca, hera, trapoeraba, filodendro, chifre de veado, dinheiro-em-penca, e jiboia.

Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/206840/piscina-com-pastilhas-azuis-e-piso-com-grama-verde

Como sustentar adequadamente um jardim vertical?

Jardim vertical recebe este nome justamente por ser montado em sentido vertical. Geralmente ele fica encostado ou envolvendo completamente uma estrutura arquitetônica. Desde o início da execução da obra já pode-se pensar do acréscimo desta carga à estrutura. Também a impermeabilização da mesma para que não fique exposta a umidade retida nas plantas. E como se fará a irrigação dos vasos? Haverá reuso de água?

Roberto Migotto; e RODRIGO MAIA

https://www.vivadecora.com.br/foto/90293/parede-com-vegetacao-verde-e-piso-de-madeira

https://www.vivadecora.com.br/foto/133179/mesa-em-marmore

Já existem muitos kits prontos para montagem de jardim vertical à venda nas lojas. As estruturas de bolsas de fibra ou vasos de plástico devem ser fixadas diretamente às paredes. Mas você mesmo poderá montar algo mais apropriado. Pode-se fazer, por exemplo, uma estrutura mais reforçada e sob medida em ferro ou madeira.

O afastamento desta estrutura da parede permitirá o arejamento das raízes das plantas.  Por trás da mesma, também poderão ser passadas as fitas de mangueira com gotejamento para irrigação. As mesmas poderão ser conectadas a uma torneira. E é importante fazer uma canaleta próxima ao piso para a coleta da água em direção ao ralo ou bomba de recirculação. Todo o esquema poderá ser embutido na laje ou sob camada de piso elevado, como possível.

Agora você já sabe todos os cuidados necessários para a montagem de um jardim. Inspire-se em os modelos apresentados nas imagens deste texto e crie algo magnífico para a sua casa!


Revista Viva Decora; e Keleen Schmidt Inácio

https://www.vivadecora.com.br/foto/206586/nichos-de-madeira-hexagonais-e-piso-cinza-claro

https://www.vivadecora.com.br/foto/208725/estante-metalica-com-vegetacao-e-persiana-branca

[imagem 10] https://drive.google.com/file/d/1qq-Uf9sp2tfMbmx01OspS43sV1uzm9tD/view?usp=sharing 

Revista Viva Decora

https://www.vivadecora.com.br/foto/206783/almofadas-com-estampa-colorida-e-deck-de-madeira

https://www.vivadecora.com.br/foto/183109/ducha-em-deck-de-madeira-e-cadeira-metalica-vazada

Estas dicas para cuidar de jardim vertical foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Jardim de Apartamento – Faça você mesmo!
Decora P&P
Jardim de Apartamento – Faça você mesmo!
27/04/2017
Como mudar o visual da casa com papel de parede
Decora P&P
Como mudar o visual da casa com papel de parede
19/11/2018
Faça você mesmo: parede de cimento queimado.
Decora P&P
Faça você mesmo: parede de cimento queimado.
14/07/2020