Usando o vermelho em grande estilo

Você gosta do vermelho?
A cor vermelha, na decoração, inspira os profissionais e possui diferentes significados como: impacto visual, prosperidade, esquenta e conceitua o ambiente – quando usado sem exageros. Mas, apesar dessas qualidades, essa coloração deve ser utilizada na medida certa para chamar a atenção, mas sem confundir os sentidos. Por isso vamos ensinar, nesse post, a usar bem essa cor.
– Defina o ambiente que você deseja com a utilização dessa cor. Seu uso pode criar atmosferas que vão do jovem – combinando riscas vermelhas e brancas, por exemplo – ao elegante – conjugado com preto e motivos clássicos como os adamascados.
– Conheça as variações de tonalidades existentes, da mais pura até a cereja. Procure saber também as cores com as quais o vermelho combina. Elas podem ser fortes: amarela, turquesa, preta, ou neutras: branca e bege. A associação certa pode criar diversos tipos de decoração, como: natalina, náutica, contemporânea, rústica e outras.
– Utilizar pequenos pontos em vermelho direciona o olhar e proporciona uma grata experiência visual. Os objetos certos definem o ambiente, mas não se esqueça: mesmo em doses pequenas, ele é impactante. Então, para quem quer experimentar a cor de forma mais simples, tecidos, colchas e almofadas são opções que não exageram e podem criar um contraste elegante em espaços neutros.
– Pintar as quatro paredes de um espaço em vermelho pode ser exagero e pode torná-lo muito menor. Porém, pintar apenas uma parede, a coluna da lareira ou a parede atrás de estantes abertas ficará decorativo e criará um novo ponto de interesse, sem ficar pesado.
– Perdeu o medo do vermelho e vai apostar em um ambiente todo nessa cor? Pinte também os rodatetos, assim não cria uma moldura branca competindo com a parede, dando a chance das pessoas contemplarem a decoração do local.
– Para quem não quer pintar, autocolantes, stencils ou papel de parede são ótimas alternativas, fáceis de aplicar e não pesam no bolso.
– O banheiro é um excelente espaço para incluir detalhes vermelhos: azulejos, acessórios, papel de parede, tapetes e até toalhas são ótimas sugestões.
– Considerada uma cor de natureza extrovertida, o vermelho emana energias positivas, além de ser considerada, no Feng Shui, uma das cores associada ao fogo e ao sucesso profissional, sendo perfeita para escritórios.
– Alguns detalhes na cozinha ou, para os mais ousados, armários em vermelho, ou com dois tons, são boas opções também, mas com muito cuidado, pois ele aguça o apetite.
– Quer uma decoração mais impactante? Cogite a ideia de um sofá vermelho, duas poltronas, um pouf ou cadeiras cor de cereja. Estas peças serão o foco central de qualquer espaço. Receber as pessoas de forma elegante também é bem vindo, pintando a porta de entrada em um tom glossy.
– Se você se encaixa no grupo dos românticos, ouse iluminar em vermelho. Abajurs ou lustres vermelhos dão um toque de paixão à decoração.
Seja criativo e não tenha medo de usar o vermelho!
Até a proxima semana.
Arq. Ana Beatriz Nunes Moller.
Plano&Plano
Posts Recomendados:


