

Se você gosta de música, cultura e passeios diferentes em São Paulo, a Sala São Paulo é um lugar que precisa entrar na sua lista. Além de ser um patrimônio histórico e um ponto turístico da cidade, ela também é considerada uma das melhores salas de concerto do mundo.
Quer saber mais? Então venha conferir o que rola por lá e como visitar este que é um dos espaços culturais mais bonitos da capital paulista.
O que é a Sala São Paulo?
O espaço é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e fica dentro do Complexo Cultural Júlio Prestes, no centro da cidade.
Além dos concertos da Osesp, o local recebe também apresentações de artistas e outros grupos nacionais e internacionais.
Gerido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, esse espaço cultural foi inaugurado no dia 9 de julho de 1999, quando o prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
A Sala São Paulo conta com uma arquitetura clássica, com teto móvel e alta qualidade acústica, sendo assim um palco ideal para apresentações sinfônicas e recitais de música. A seguir, vamos conhecer um pouco da programação e do que você vai encontrar por lá!
O que fazer na Sala São Paulo?
A principal atração, claro, são os concertos da Osesp, que trazem grandes obras da música clássica e também programas especiais com repertórios variados. A programação conta com ensaios e apresentações do Coro da Osesp com o regente Kaique Stumpf, espetáculos de dança com a presença da São Paulo Companhia de Dança e muito mais.
Um dos destaques da vasta programação do local são os chamados Concertos Matinais, que têm entrada gratuita. Portanto, se você quer uma chance de assistir a um concerto gratuito e na mais alta qualidade, essa é a oportunidade perfeita.
Com limite de até quatro ingressos por pessoa, você pode retirar os seus em até três dias antes do concerto, a partir das 12h, pela internet ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo.
Acesse aqui o site e confira a programação completa da Sala São Paulo.
E não é só isso, o local também é palco de apresentações culturais, encontros musicais e diferentes eventos que ocorrem durante o ano, como o Festival da Criança, que acontece durante o mês de outubro.
O espaço oferece visitas guiadas para conhecer os bastidores, a bela arquitetura e a história desse marco cultural da cidade de São Paulo.
Nas visitas educativas, você conhece a história do edifício que abrigou a antiga estação de trem da Estrada de Ferro Sorocabana até o processo de revitalização e restauração, que ocorreu na década de 1990, e transformou o local na que hoje é considerada como a melhor sala de concertos da América Latina.
A visita é gratuita, dura cerca de uma hora e acontece de segunda a sexta-feira, às 9h, 13h e 16h30, e de sábado, domingo (em dia de Concerto Matinal) e feriados, às 13h. Porém, é preciso realizar agendamento prévio pelo site visita-salasaopaulo.byinti.com ou nos totens da Sala com até dois dias de antecedência da data da visita.
Como chegar na Sala São Paulo?
Localizado no Centro da Capital Paulista, esse verdadeiro patrimônio histórico e marco da cidade oferece fácil acesso aos visitantes. A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, bem ao lado da estação Júlio Prestes da Linha 8 – Diamante da CPTM.
Portanto, o jeito mais fácil de chegar por lá é de trem. Mas, se preferir o metrô, a estação mais próxima é a Luz, que fica a cerca de 10 minutinhos de caminhada do local.
Para quem vai de carro, o acesso é facilitado pela Rua Mauá e pela proximidade com avenidas importantes da região central, como a Av. São João e a Tiradentes. Veja aqui o endereço e faça o seu trajeto até lá.
O complexo conta com um estacionamento particular que funciona diariamente, das 6h às 22h ou até o fim do evento.
Quanto custa o ingresso para assistir a um concerto na Sala São Paulo?
Os ingressos variam de acordo com cada espetáculo, mas geralmente custam entre R$ 42 a R$ 295 os valores inteiros. Porém, estudantes, idosos e outros grupos têm direito a meia-entrada.
E como citado acima, o local também oferece alguns programas gratuitos. Os ingressos ficam disponíveis para retirada de forma virtual ou presencial. Portanto, vale ficar de olho na programação oficial para não perder nada!
Que tal morar perto desse ícone do Centro de São Paulo?
A Sala São Paulo é um daqueles passeios que misturam cultura, história e um pouquinho de magia. É perfeito para quem quer viver uma experiência diferente na cidade, seja sozinho, em casal, com amigos ou até em família.
Agora, imagine morar pertinho de um lugar incrível como este? Pois a Plano&Plano tem uma novidade para tornar isso em realidade, conheça o Centro&Barão de Campinas!

Piscina do Centro&Barão de Campinas – Perspectiva ilustrada
Como apartamentos de 1 e 2 dormitórios, o empreendimento oferece uma infraestrutura completa de lazer e comodidade, contando com itens como piscina, solarium, churrasqueira, coworking, espaço bem-estar e muito mais.
Tudo isso em uma localização estratégica, a 4 minutos a pé da estação Santa Cecília* e a menos de 15 minutos de caminhada da Sala São Paulo*. Incrível, não é mesmo? Conheça mais detalhes aqui no site!
Plano&Plano
Posts Recomendados:


