26/06/2023

4 dicas de comidas típicas para festa junina

4 dicas de comidas típicas para festa junina

Chegou a época do ano em que tiramos do guarda-roupa as camisas xadrez e fazemos vários quitutes para nos deliciarmos, além de enfeitarmos tudo com bandeirinhas, balões de papel, e muitas outras decorações. 

Neste texto vamos te falar um pouquinho sobre a origem da festa junina, assim como dar 4 dicas de comidas típicas que não podem faltar neste dia especial.

Como surgiu a festa junina?

A Festa Junina se originou na Europa, em festas pagãs, bem no período da passagem da primavera para o verão, o que conhecemos como solstício de verão. O principal objetivo era afastar os maus espíritos e pragas. Ela entrou para o calendário festivo católico a partir do Cristianismo,  e hoje se tornou uma das festas mais populares do Brasil.

Uma curiosidade interessante é que antigamente era conhecida como “festa joanina”, em referência a São João, mas com o decorrer do tempo alterou-se para festa junina, por conta do mês. 

No Brasil, o Nordeste é a região que mais há crescimento da festividade, sobretudo na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.   

Qual comida não pode faltar em uma festa junina?

A festa junina é uma festa popular que envolve todo o país, portanto, as comidas típicas variam de região para região. Mas, existem unanimidade que conquistam paladares de várias pessoas. Separamos 4 dicas de comidas típicas, confira:

1- Milho cozido: O milho cozido é uma deliciosa iguaria que desperta memórias de sabores reconfortantes e momentos especiais. Com seus grãos amarelos e suculentos, o milho cozido oferece uma explosão de doçura natural e uma textura macia ao ser mordido. A preparação simples, que envolve mergulhar as espigas em água fervente até que fiquem moles, realça o sabor adocicado do milho, tornando-o irresistível. É um prato versátil, que pode ser apreciado sozinho, com uma pitada de sal e manteiga derretida, ou como acompanhamento em diversas refeições. 

Milho, comida de festa junina

imagem retirada do Envato Elements

2- Pipoca: originária das Américas, a pipoca é feita a partir dos grãos de milho que, ao serem aquecidos, ficam deliciosos. O aroma irresistível que se espalha pelo ar quando a pipoca está sendo preparada é uma verdadeira tentação. Com sua combinação única de textura crocante por fora e macia por dentro, a pipoca oferece uma experiência sensorial única ao ser saboreada.

Pipoca, comida de festa junina

imagem retirada do Envato Elements

3- Cuscuz Paulista: O cuscuz paulista é um prato tradicional da culinária brasileira, originário do estado de São Paulo. Com uma mistura de influências indígenas, africanas e portuguesas, esse prato é uma verdadeira explosão de sabores e cores. Feito com uma massa de farinha de milho, o cuscuz é cozido no vapor e depois desinformado em camadas. Entre essas camadas, encontramos uma combinação de ingredientes como camarão, peixe, frango desfiado, ovos, palmito, tomate, ervilha, milho e azeitonas, resultando em uma refeição rica e completa. O Cuscuz Paulista é um verdadeiro símbolo de festividades e celebrações, sendo servido em ocasiões especiais como a festa junina

4- Arroz doce: O arroz doce de festa junina é uma verdadeira estrela nas comemorações dessa tradicional festividade brasileira. Com sua textura cremosa e aroma irresistível, essa deliciosa sobremesa é preparada com arroz, leite, açúcar, canela e cravo, resultando em um sabor único e reconfortante. É comum encontrar o arroz doce decorado com canela em pó, formando desenhos sobre a superfície do prato, o que o torna ainda mais convidativo. Seu sabor suave e doce é perfeito para ser apreciado junto com outras iguarias típicas das festas juninas, como o quentão, a paçoca e o pé de moleque. 

Dicas de como organizar uma festa junina em casa 

Agora que você já sabe quais são as comidas típicas que não podem faltar no seu arraiá, vamos falar sobre como organizar uma festa junina no seu apê.  

Para quem mora em apartamento, organizar uma festa pode parecer uma missão quase impossível, mas com algumas dicas você pode transformar os ambientes do seu apê em um arraiá divertido e aconchegante. Confira! 

Decoração temática: um dos itens indispensáveis em uma festa junina é a decoração. Nessas ocasiões é válido reutilizar o que você já tem em casa, por exemplo, guardanapos coloridos e tecidos xadrez para bandeirinhas, alguns adereços, como chapéus e lenços também trazem um charme a mais para o ambiente. Opte por escolher um cantinho especial da sua casa para dar destaque à decoração, deixando ainda mais divertido.

Toalha xadrez de festa junina

imagem retirada do Envato Elements

Brincadeiras tradicionais: com adultos ou crianças, as brincadeiras tradicionais fazem toda a diferença e não podem faltar na sua festa junina no apê. Mesmo em um espaço reduzido de um apartamento, você ainda pode garantir boas risadas e manter todos animados com: jogo das argolas, pescaria, bingo e correio elegante.  

Bingo, brincadeira de festa junina

imagem retirada do Envato Elements

Gostou de saber dessas dicas de comidas típicas de festa junina e como organizar uma no seu apê? Qual a sua preferida? 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Saúde: Descubra os melhores passeios para fazer na região.
Geral
Saúde: Descubra os melhores passeios para fazer na região.
27/10/2023
3 dicas para limpar as canetinhas da parede.
Geral
3 dicas para limpar as canetinhas da parede.
21/06/2021
20 ideias para organizar sua cozinha
Geral
20 ideias para organizar sua cozinha
22/05/2020