08/11/2019

Como comprar um apartamento com sua renda atual

Como comprar um apartamento com sua renda atual

Nosso país vem se refazendo de anos de economia turbulenta. As relações de trabalho se alteraram e muitos brasileiros consideram que seus salários não sejam ideais, e isso os impossibilitaria de conquistar o sonho da casa própria. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas, convidamos você a continuar lendo esse post que a Plano&Plano preparou especialmente para te mostrar que há chances para você comprar seu apartamento Minha Casa Minha Vida sim! 

Entendendo a dificuldade

A maioria das pessoas sabe bem quanto ganha, mas não sabe, em detalhes, onde gasta seu dinheiro. Essa talvez seja a principal dificuldade que as impede de comprar seu apartamento.

E não existe mágica! Poupar, economizar onde for possível e investir suas economias é o caminho para se obter sucesso na aquisição do primeiro imóvel – e a gente sabe, isso exige sacrifício, determinação, persistência e foco. Por isso essa decisão não pode ser tomada isoladamente; é uma decisão que afeta a vida de todos os membros da família.

Veja também: Dicas e Cuidados para se ter antes de comprar um imóvel

Superando a dificuldade inicial

Uma boa dica se você quer ter noção real dos seus gastos e quanto conseguiria poupar para essa que é uma das grandes realizações do brasileiro, a compra de um apartamento, é registrar em uma planilha todas as entradas e saídas de dinheiro, à medida que forem acontecendo (entrada do salário, pagamento do aluguel, despesas de consumo, alimentação, instrução, transporte… absolutamente tudo).

Crie o hábito de pedir Notas Fiscais ou comprovantes de todas as despesas realizadas, e mantenha-as com você.  Isso facilitará o registro das informações, caso a memória falhar.

Ao final de dois ou três meses, analise cada despesa registrada na planilha, classificando-as como essenciais (aluguel, alimentação, água, luz, gás, escola dos filhos, dívidas já assumidas, etc) ou opcionais (shopping, almoço e lanche em restaurante, passeios, TV a cabo, presentes, etc).

Em seguida, com o foco nas despesas essenciais, estude cada uma delas, buscando saber se é possível reduzi-las, mesmo sendo essenciais. Negocie redução do aluguel na renovação do contrato, planeje-se até mesmo para procurar por uma casa de menor custo e adote práticas que possam reduzir o valor no consumo de água e energia, por exemplo. Faça a mesma coisa com as despesas opcionais, avaliando se podem ser eliminadas ou reduzidas.

Acredite: parecem ações básicas, mas o valor economizado pode te surpreender!

Planejamento financeiro para comprar seu apartamento Minha Casa Minha Vida

Planejamento financeiro é uma maneira de controlar e organizar suas finanças, reconhecendo sua situação financeira atual e traçando metas e objetivos que você deseja alcançar

Para comprar seu apartamento Minha Casa Minha Vida, entenda sua situação atual (entrada de dinheiro x despesas) e saiba qual o valor estimado do imóvel que pretende adquirir, ou da entrada necessária para seu financiamento.

Responda perguntas como: 

  • Quanto de dinheiro precisarei poupar para atingir meu objetivo em tanto tempo?
  • Quantos anos precisarei poupar, se conseguir economizar mensalmente o valor de xx?

Com essas respostas, será possível ajustar seu planejamento de acordo com suas expectativas, aumentando ou reduzindo o sacrifício necessário alcançar seu objetivo!

Dicas importantes da Plano&Plano

Insista. Persiga seu sonho e se esforce para chegar ao seu objetivo final, a conquista da sua casa própria.

Estipule metas e traga toda a família para participar com você desse momento – juntos, os esforços podem parecer menores!

Estude e conheça o Minha Casa Minha Vida! Na Plano&Plano, famílias com renda a partir de R$1.900,00 já conseguem se enquadrar no programa para comprar apartamentos com subsídio de até R$ 29.000 do governo federal.

É animador ou não é? Confira as opções da Plano e Plano!

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Vistoria na entrega do apartamento: o que é e como fazer
Financiamento de Imóveis
Vistoria na entrega do apartamento: o que é e como fazer
30/04/2020
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis
Como Comprovar Renda com IR?
05/04/2019
Habite Seguro, o novo programa de financiamento para profissionais da Segurança Pública
Financiamento de Imóveis
Habite Seguro, o novo programa de financiamento para profissionais da Segurança Pública
10/11/2021