19/08/2021

Confira 3 dicas fáceis para montar de um jardim simples dentro de casa

Confira 3 dicas fáceis para montar de um jardim simples dentro de casa

Recentemente, todas as revistas de decoração passaram a aconselhar a criação de jardins dentro de residências. 

A justificativa disso é que quando adotamos uma rotina de atividades mais em ambientes fechados também nos afastamos da natureza – que tanto poderia melhorar a nossa saúde física e mental. Mas há uma alternativa, que é a criação de um jardim simples em diversos ambientes da casa.

As plantas são ótimos elementos de decoração, funcionando bem como complemento em muitos cenários – somando cores e texturas. Mas também, ter cantinhos verdes espalhados dentro do imóvel, pode ajudar na saúde tanto da construção quanto dos moradores. A lista de benefícios é surpreendente, veja algumas:

  • equilíbrio das energias dos ambientes;
  • limpeza do ar local, diminuindo as crises alérgicas;
  • umidificação natural dos cômodos;
  • estímulo para criatividade e boa concentração;
  • ponto calmo para a visão;
  • e muito mais.

Só que mesmo que saibamos que as plantas possam oferecer tantas coisas positivas assim, podemos temer em criar um cantinho verde dentro de casa e não saber cuidar. 

De fato, manter um paisagismo sempre bonito é tarefa complicada. Porém, existem soluções fáceis para a montagem de jardins simples; e o texto a seguir vai te apresentar ideias que podem lhe inspirar. Confira.

Jardim simples

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/184008/piso-de-concreto-queimado-e-iluminacao-zenital

Portinari https://www.vivadecora.com.br/foto/197410/escada-de-marmore-branco-e-jardim-com-iluminacao

#1 Cobertura de solo

Vamos começar a preparar um jardim simples dentro da sua casa? A primeira coisa é escolher um bom local para montá-lo. 

As imagens deste texto mostram muitos bons exemplos: jardim interno integrado a quartos e banheiros, em centro de planta de residência, sob escada, em varanda, dentro de sala, e mais. E lembrando que esses jardins podem ser montados de forma suspensa, em paredes, floreiras, e no nível do chão mesmo.

Com jardim suspenso e vertical, a maior preocupação que você deve ter é quanto à questão da carga de peso puxando as estruturas. 

Importante estudar bem os pontos certos onde se pode fazer a instalação dos ganchos e outros suportes de sustentação. E especialmente nos jardins verticais, em como proteger a parede atrás da umidade dos vasos de plantas.

Agora, montar um jardim no nível do chão pode ser mais complicado. Por quê? Porque envolve proteger ainda mais a estrutura da casa contra a umidade da terra onde serão cultivadas as plantas. 

O que fazer? Preparar bem a base para evitar isso. Começando por colocar uma manta à prova d’água sobre laje ou sobre pedestal de piso elevado. Depois, barreiras contra raízes, sistema de drenagem, tecido permeável, terra e vegetação.

O que pode ser mais simples do que isso? Um jardim seco. Por exemplo, reservar uma área, cobrir de lona e pedriscos – com seixos brancos e granitina marrom. Daí posicionar, em locais estratégicos, por cima disso, diversos vasos diferentes de plantas e, talvez, algumas placas de deque de madeira.

Jardim simples

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/207436/parede-com-pintura-branca-e-vegetacao-natural

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/223025/parede-de-tijolinho-aparente-e-vegetacao-verde

#2 Plantas e acessórios

Um jardim simples não precisa nem mesmo de flores. Somente as formas, cores e texturas de galhos e folhas das folhagens já é um grande atrativo. 

Podemos brincar também com as alturas dessas plantas e seus vasos no cenário. Contudo, atenção, pois as espécies vivas possuem um ciclo de vida. Ou seja, esta paisagem montada estará em constante transformação. 

Por isso é que é ótimo conhecer as espécies escolhidas para entender como esse desenvolvimento se dará. Também quais as condições ambientais necessárias para que elas se mantenham saudáveis e permaneçam vivas por mais tempo.

São opções de plantas para jardins internos: pacová, espada de são jorge, lírio da paz, samambaia, bromélia, palmeira ráfis, zamioculta, cactos, palmeira chamaedórea, clívia, pata de elefante, maranta, pleomele, lança de são jorge, bambu mosso e peperômia.

Esse ‘alto e baixo’ no design do conjunto de espécies de plantas será muito importante para o visual do jardim simples montado dentro de casa. Mas mais as superfícies ao redor podem ganhar mais textura e até acessórios que ajudem a destacar a beleza desses seres vivos. 

Isso inclui não só a camada de pedriscos ou cascas de pinus no chão, mas também mosaicos de pedras e ladrilhos como caminhos e paredes de fundo.

Perceba que só com esses itens já temos um jardim completo; simples, mas cheio de charme. Ou seja, não precisamos de muitos elementos para montá-lo – “menos é mais” – e, por isso, é provável que a sua manutenção seja mais fácil também.

Jardim simples

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/183833/revestimento-de-madeira-e-guarda-corpo-de-vidro

Elaine Mattos Motta https://www.vivadecora.com.br/foto/144661/jardim-com-pedrinhas-brancas-e-arbustos-verdes

Jardim simples

Casa Green Paisagismo https://www.vivadecora.com.br/foto/141853/ambiente-com-jardineira-produzida-com-croton

#3 Decoração complementar

A ideia de jardim simples que trouxemos para este texto não envolve o acréscimo de muitos outros elementos no paisagismo. O que podemos ter de complemento nessa decoração, então? 

Bem, com certeza, limitador de borda de canteiros e talvez uma fonte cascata pequena – em bambu, pedra ou resina. E não poderia faltar, é óbvio, algumas luminárias diferentes, por exemplo: postes e spots balizadores, globos, arandelas e lamparinas.  

 

Adriana Fontana https://www.vivadecora.com.br/foto/66429/varanda-com-jardim-vertical

Mariana Luccisano https://www.vivadecora.com.br/foto/140369/mesa-de-centro-em-marcenaria-e-almofadas-neutras

Qual dessas ideias te agradou mais? Escolha uma (ou várias!) e comece agora mesmo esse projeto em sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

O que é uma decoração artesanal?
Decora P&P
O que é uma decoração artesanal?
30/04/2013
Tendências 2022: Very Peri – A Cor do Ano
Decora P&P
Tendências 2022: Very Peri – A Cor do Ano
02/02/2022
Deixe a sala de estar linda com revestimentos de paredes
Decora P&P
Deixe a sala de estar linda com revestimentos de paredes
17/12/2018