Se você gosta de cultura, história, arquitetura ou simplesmente de descobrir cantinhos especiais pela cidade, precisa conhecer a Pinacoteca de São Paulo. Visitar este lugar histórico é um passeio perfeito para quem quer aproveitar melhor tudo o que a região central de São Paulo oferece.
Inaugura em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo do estado de São Paulo e um dos centros de artes visuais mais respeitados do país.
Além de reunir um acervo impressionante, o espaço fica em um prédio histórico restaurado, com tijolinhos aparentes e uma iluminação natural que por si só já faz qualquer visita valer a pena.
A seguir, vamos te contar um pouco do que tem por lá, quanto custa para conhecer e como chegar sem complicação.
O que tem na Pinacoteca de São Paulo?

A Pinacoteca é um verdadeiro complexo cultural da cidade de São Paulo, composta por três edifícios, localizados na região central da capital paulista:
- Pina Luz, fica na Praça da Luz, no edifício já foi ocupado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Abriga um acervo de 11 mil obras, além de sediar um dos principais laboratórios de conservação e restauro de arte do país.
- Pina Estação, localizada no Largo General Osório, 66, no prédio do antigo Armazém Central da Estrada de Ferro Sorocabana, construído em 1914 por Ramos de Azevedo. Com 6 andares, o espaço conta com um café, um auditório, uma programação variada de exposições temporárias.
- Pina Contemporânea: inaugurada em março de 2023, é o espaço mais novo da Pinacoteca e fica na Avenida Tiradentes, 273. Possui uma praça pública que recebe atividades artísticas e culturais, além de duas galerias para exibição de obras em grandes formatos, ateliês para atividades educativas, loja, auditório, mirante e ainda a Biblioteca de Artes Visuais.
Ao todo, a Pinacoteca do estado de São Paulo realiza cerca de 15 exposições e recebe aproximadamente 800 mil visitantes por ano. Por lá, você sempre vai encontrar:
✔️ Museu com obras brasileiras
Entre as mais de 11 mil obras que ajudam a contar a história da arte brasileira, o rico acervo do museu conta com pinturas, esculturas, fotografias e gravuras de importantes artistas nacionais como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras, Oscar Pereira da Silva, Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, entre outros.
✔️ Exposições temporárias
A Pinacoteca recebe artistas contemporâneos, nacionais e internacionais, com exposições de arte que mudam ao longo do ano. Vale sempre conferir a programação atual antes da visita.
✔️ Um prédio histórico incrível
O edifício, projetado em 1905 por Ramos de Azevedo, é uma atração à parte. O contraste entre o antigo e o moderno faz o museu ser lindo de qualquer ângulo. É ideal para tirar fotos e apreciar a arquitetura e a história da Pinacoteca.
✔️ Áreas de convivência e café
Após circular pelas galerias e prédios, dá para fazer uma pausa na cafeteria da Pinacoteca, que, além de cafés, lanches e pratos, oferece um ambiente perfeito para relaxar e apreciar uma bela vista para o Jardim da Luz.
Quanto custa para entrar na Pinacoteca?
A Pinacoteca de São Paulo conta com ingressos a preços acessíveis e conta com dias de visitação gratuita. Nesses dias, é possível a visita nos três prédios do complexo, com entrada entre 10h e 17h, e permanência permitida até às 18h.
Veja algumas opções e valores:
Ingresso cheio: R$ 30
Meia-entrada: R$ 15
Entrada gratuita para todos aos sábados.
Todos os dias, o acesso é gratuito para: crianças de até 10 anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, professores e grupos de estudantes da rede pública, pessoas com deficiência e outras categorias, como você pode verificar aqui no site.
Você pode comprar o seu ingresso na entrada da Pinacoteca ou on-line na plataforma INTI.
Como chegar à Pinacoteca?

Como a Pinacoteca fica no Centro histórico de São Paulo, o acesso aos três prédios é facilitado, seja usando transporte público ou mesmo de carro.
🚇 Metrô
A forma mais fácil de chegar até a Pina Luz e a Pina Contemporânea é pela Estação Luz da CPTM e do Metrô. Em cerca de 3 minutos de caminhada, você chega até os prédios.
Já a Pina Estação pode ser acessada pelo Boulevard João Carlos Martins, que conecta a Estação da Luz ao Complexo Julio Prestes.
🚌Ônibus
Diversas linhas de ônibus passam pelas proximidades da Pinacoteca, com opções saindo dos principais terminais da cidade. Aqui, a dica é conferir no site da SPTrans qual é a melhor opção para você chegar lá.
🚗 Carro
Também é possível ir de carro, com fácil acesso pela Avenida Tiradentes. Para estacionar, você conta com diversos estacionamentos privados próximos aos prédios.
Veja aqui o endereço completo e faça a sua melhor rota!
Mais um motivo para viver o Centro de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é daquelas atrações que faz a gente lembrar o quanto o Centro da cidade é cheio de vida, história, arte e cultura. Para quem mora na região, ter um museu desse porte praticamente ao lado de casa é um privilégio e uma ótima desculpa para incluir mais arte na rotina.
Seja para um passeio rápido ou para uma tarde inteira de descobertas, a Pinacoteca é um dos grandes diferenciais de morar no coração da cidade.
Já pensou em morar por aqui e aproveitar tudo isso pertinho do seu lar? Agora você pode!
A Plano&Plano possui várias oportunidades na região central de São Paulo, com opções de apartamentos de 1 e 2 dormitórios e ótima infraestrutura de lazer. Acesse aqui e veja todas as opções de apartamento no Centro de São Paulo!
Plano&Plano
Posts Recomendados: