02/06/2022

Dia Mundial da Bicicleta: 3 de junho – Bora pedalar?

Dia Mundial da Bicicleta: 3 de junho – Bora pedalar?

Sua bike pode ser o seu melhor meio de transporte, se é que ela já não é! Conhecida como um dos primeiros e mais simples meios de transportes, a bicicleta é uma aquisição que certamente não trará arrependimentos para você, pelo contrário, quando utilizada de fato, esse meio de transporte traz benefícios sociais, econômicos, físicos e emocionais. Quer saber mais sobre o meio de transporte amigo do meio ambiente? Continue essa leitura e aproveite para ver a dica imperdível que mencionamos no final. 

Com data de celebração escolhida pela ONU, o dia 3 de junho foi escolhido para lembrar e impulsionar o uso da bicicleta contra doenças cardiovasculares, contra diabetes, a favor de um ar mais limpo, de cidades mais humanas e menos violentas, na promoção da educação e na geração de renda. Além disso, vale ressaltar que a  bicicleta atende a todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Bicicleta e qualidade de vida 

Quando praticada constantemente e de forma consciente, as pedaladas podem trazer muitos benefícios, a curto e longo prazo, para saúde física e mental. 

O uso ativo da bike previne problemas cardíacos, queima entre 300 e 600 calorias por hora e libera endorfina. O usuário fica menos estressado e mais bem-humorado, uma vez que endorfinas são liberadas pelo exercício físico, contribuindo para o relaxamento, sensação de bem-estar, plenitude e mais felicidade. Pedalar permite ainda sentir o sol, o vento, olhar o céu e, para a maioria das pessoas, dá a sensação de liberdade.

Como é uma atividade física regular, a  utilização de bicicletas é mais saudável pois previne problemas cardíacos, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura e diminui a ocorrência de doenças crônicas. 

Vá de bike aonde for!   

Já parou para pensar quais trechos que você costuma fazer na sua rotina podem ser feitos com o uso da bike? Vale a pena refletir sobre isso, principalmente se você não tem tempo para pedalar apenas por prazer. Levar as crianças na escola, ir ao supermercado e o caminho para a academia podem ser usados como as primeiras tentativas de mudar alguns hábitos ao incluir o uso da bike na sua rotina. 

Mas, se você tiver um tempinho sobrando, ao menos de 30 minutos a 1 hora, vale a pena investir boas pedaladas nesse momento! 

Para os moradores da capital paulista, ir de bike pode ser mais fácil do que você imagina. Você pode ir da zona sul à zona leste, sem precisar pedalar por horas. Isso porque existe nas estações de metrô um vagão exclusivo para aqueles que não vêem barreiras para ir com sua bicicleta aonde for. Você já fez esse tipo de percurso? 

Ciclovias nas cidades 

Você já notou onde estão localizadas as ciclovias da região em que mora? Quando falamos da importância de praticar o ciclismo, precisamos também alertar sobre a necessidade de espaços exclusivos para pessoas que andam de bicicleta, sendo as ciclovias o mais importante, para prezar pela segurança de quem se permite praticar esse exercício. 

 

Em São Paulo, por exemplo, é fácil encontrar ciclovias em muitas avenidas e ruas de seus bairros. Entre as principais ciclovias da capital, estão: Ciclovia Avenida Paulista, que vai da Rua da Consolação até o Viaduto da Rua Treze de Maio; Ciclofaixa Rebouças, Rua da Consolação, a Av. Paulista e a Av. Rebouças, permitindo o acesso de quem vem do Centro e dos bairros Bela Vista, Cerqueira César e Jardim Paulista à Marginal Pinheiros; Ciclofaixa da Consolação, que ajuda a levar os ciclistas do Centro de SP — próximo à Rua Xavier de Toledo e à Av. São Luís — até a região da Paulista e Rebouças; e a Ciclovia Rio Pinheiros, uma das mais extensas, com cerca de 20 quilômetros, a ciclovia acompanha a linha do trem da CPTM

Plano&Plano 

E, já que falamos tanto sobre pedalar, vamos aproveitar o momento para mostrar o que tem tudo a ver com isso: o bicicletário do empreendimento Plano&Estação Brás. As vantagens de morar em um local onde há um espaço reservado para guardar a sua bicicleta são muitas, além disso, esse espaço é um diferencial de grande relevância para valorizar ainda mais o seu imóvel. Entre as vantagens, ocupar menos espaço em casa se destaca, pois assim, ao invés de levar a bicicleta até o apartamento, basta colocá-la no bicicletário.

Imagem: Bicicletário – Perspectiva Ilustrada – Plano&Estação Brás

 

Agora vem conhecer todas as áreas externas, assim como as plantas dos apartamentos do empreendimento Plano&Estação Brás! Aproveite para compartilhar com aquele conhecido que ama bikes e que está a procura de um novo e ótimo lugar para morar, com formas de pagamento acessíveis. 

E pra se manter informado sobre todos os nossos conteúdos, nos acompanhe em nossas plataformas digitais, clicando no link abaixo:

Fontes: 

Benefícios de pedalar para a saúde: http://www.fiocruz.br/ 

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Quem indica Amigo é: PREMIADO!
Plano&Você
Quem indica Amigo é: PREMIADO!
11/05/2022
Plano&Plano é número 1!
Plano&Você
Plano&Plano é número 1!
25/08/2017
Dia do Porteiro: Conheça a importância da profissão!
Plano&Você
Dia do Porteiro: Conheça a importância da profissão!
09/06/2021