postado em: 14.06.2021

Dicas de como usar penteadeiras em diferentes cômodos da casa

Penteadeiras são peças de design já bastante conhecidas e que fazem parte de decorações residenciais há muitos séculos. 

Recentemente, estes móveis voltaram com tudo para as decorações modernas. Eles surgem principalmente em composições de quartos. Porém, poderiam fazer parte do layout de outros ambientes e até apresentar funções adicionais, além daquela relacionada aos cuidados corporais. Saiba mais no texto a seguir.

D&D Show https://www.vivadecora.com.br/foto/147752/quarto-moderno-feminino-em-cinza-e-rose-gold

Quais os estilos de penteadeiras mais usados em decoração de interiores?

Os móveis de penteadeira já são velhos conhecidos da decoração de interiores. Mas, de fato, vale a pena lembrar da sua serventia para essas composições. 

Primeiro devemos destacar que eles foram idealizados para serem utilizados como mesinha de maquiagem. Contudo, os modelos atuais muitas vezes também são utilizados como escrivaninha e bancada de notebook – uma boa forma de otimização de espaços.

Levando isso em consideração, podemos talvez concluir que, hoje em dia, os estilos de penteadeiras mais utilizados em decoração são aqueles mais modernos. Eles apresentam linhas retas, cores neutras e nenhum ou praticamente nenhum ornamento. 

Digamos que, neste caso, o mais importante seria garantir a sua função, ficando a questão estética em segundo plano. 

Essas novas penteadeiras teriam, portanto, menos protagonismo nas decorações. Contudo, dificilmente elas passam despercebidas. 

Até porque, em quase todos os casos, são acompanhadas de cadeiras e espelhos com características de design atrativas, combinando com outros elementos existentes nos ambientes onde se encontram. Mas claro que elas também podem receber algum acabamento especial que as destaquem do todo.

Bianchi & Lima Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/173832/beliche-com-escrivaninha

Inside Arquitetura e Design https://www.vivadecora.com.br/foto/199990/banco-capitone-de-veludo-marrom-e-penteadeira

Natália Siper https://www.vivadecora.com.br/foto/78234/suite-do-casal  

Penteadeiras reformadas

Óbvio que não poderíamos terminar este tópico sem lembrar que muitas decorações contemporâneas se beneficiam de penteadeiras de design clássico. 

É comum ver propostas onde móveis antigos reutilizados ou reformados são colocados em meio a itens mais modernos. Este contraste é, às vezes, utilizado pelos projetistas para quebrar a monotonia dos ambientes ou gerar propositadamente uma atenção que valoriza as decorações.

Lembrando que quando falamos de penteadeiras reformadas não estamos apenas nos referindo àquelas peças que parecem terem pertencido a palacetes de época. 

Vale muito a pena também tentar reaproveitar aqueles móveis de boa qualidade de material e design estilo retrô. Sabe aquela penteadeira herdada da sua avó ou mãe? Pode ficar linda na decoração da sua casa? Basta repaginá-la.

Ana Yoshida https://www.vivadecora.com.br/foto/167753/penteadeira-e-cadeira-azul-claro 

Como são os novos modelos de penteadeiras?

Linhas e cores

Como dissemos antes, as novas penteadeiras, no geral, apresentam um visual bem mais discreto. Na maior parte das vezes, elas se resumem a um tampo reto, com algumas gavetas na parte de baixo e dois ou quatro suportes de sustentação. 

O branco é a cor predominante entre os modelos. E o acabamento fosco é o mais requisitado pelos consumidores – marcando menos e sendo mais fácil de sofrer manutenção.

Materiais e acabamentos

Por falar em acabamento, grande parte dessas penteadeiras disponíveis no mercado atual são feitas de aglomerados de madeira, como o MDP. Suas partes são revestidas de lâminas de madeira, com exceção de alguns detalhes de fixação em metal com acabamento de plástico. Nestes casos, é interessante fazer a colocação de uma lâmina de vidro sobre o tampo da mesa para uma melhor proteção do móvel.

Consuelo Jorge https://www.vivadecora.com.br/foto/84503/banheiro-branco-e-penteadeira-de-madeira

Karen Pisacane https://www.vivadecora.com.br/foto/166563/cabeceira-clara-e-penteadeira-de-vidro

Luciana Hara Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/185783/bancada-independente-de-madeira-e-banco-de-madeira 

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017 https://www.vivadecora.com.br/foto/151846/guarda-roupa-planejado-e-penteadeira-na-cor-azul 

Detalhes de design

Antigamente, as penteadeiras eram divididas entre mesa e espelho. Hoje, é mais comum que estes dois itens sejam vendidos à parte. Mas as penteadeiras feitas sob medida podem apresentar detalhes ocultos surpreendentes. 

Além das gavetas, nichos com espelhos e subdivisões onde se podem guardar maquiagens e itens de cabelo, por exemplo. Ou ainda mais suportes para usos diferenciados. Saiba mais a seguir.

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/245506/papel-de-parede-revestimento-de-madeira-e-espelho 

Outras formas de se utilizar penteadeira na decoração

Quando falamos em penteadeira, geralmente a primeira coisa que nos vem à cabeça são as decorações de quarto. Só que, na verdade, esse tipo de móvel pode ser utilizado de outros modos e, assim, servir à decoração de outros ambientes da casa. 

Ou podemos pensar o contrário, que móveis que foram projetados para outras funções sejam eventualmente utilizados também como mesinha de maquiagem.

Guardini Stancati Arquitetura + Designer https://www.vivadecora.com.br/foto/150554/espelho-grande-na-penteadeira

Tetriz Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/156488/quarto-casal-com-penteadeira-e-painel-com-frisos

Observando os exemplos de penteadeira apresentados nas imagens deste texto, podemos entender melhor as possibilidades. Sejam originalmente estas mesinhas de maquiagem ou não, todas poderiam servir de penteadeira. 

Elas poderiam fazer parte do layout de home offices, banheiros, closets, quarto de casal, quarto de solteiro e quarto infantil. Inspire-se nestes projetos.

Cris Vassoler https://www.vivadecora.com.br/foto/140398/banho-branco-com-penteadeira-para-maquiagem 

Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154485/cadeiras-florida-e-penteadeira-com-espelho

SP Estudio https://www.vivadecora.com.br/foto/167886/bancada-com-penteadeira

Penteadeiras, realmente, são móveis muito versáteis e bonitos, use em sua casa, vai ficar incrível!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Conteúdos relevantes

Veja outros conteúdos relevantes

10 motivos para comprar na Plano&Plano
10 motivos para comprar na Plano&Plano
Economia Familiar ver publicação
Minha Casa Minha Vida
Como Funciona o Subsídio Minha Casa Minha Vida
Financiamento de Imóveis ver publicação
Renda Informal como declarar o IR
Como Comprovar Renda com IR?
Financiamento de Imóveis ver publicação