Você pesquisou apartamentos para comprar e achou o ideal. Fez as contas do financiamento de imóvel e encaixou as parcelas em seus gastos mensais. Diante de um imprevisto, porém, você atrasou o pagamento do financiamento. E agora?
O primeiro passo é avaliar suas condições e entender porque o atraso aconteceu: se foi algo pontual que não vai se repetir, ou se você não consegue mais encaixar o pagamento das parcelas no seu orçamento mensal.
Caso seja algo pontual, esforce-se para economizar nos próximos meses, venda algum bem de valor, pague a parcela atrasada e volte ao cronograma normal.
Caso seja a segunda opção, ou seja, você não conseguiu pagar o financiamento e nos próximos meses também não vai conseguir, você pode conversar com o banco e verificar se é possível refinanciar a dívida, aumentando o tempo de pagamento e diminuindo o valor das parcelas, para que caiba no seu bolso.
Outra solução é usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o financiamento, ou parte dele.
Veja tudo o que você precisa saber sobre a utilização do FGTS na compra de um imóvel.
Mas e se eu deixar de pagar o financiamento de imóvel?
De acordo com a lei, se você ficar três meses sem pagar o financiamento, o banco tem o direito de colocar o seu imóvel em leilão.
Também pela lei, o banco é obrigado a leiloar o seu imóvel pelo valor mínimo que ele possui no mercado, o que será definido por uma avaliação profissional. Caso a venda seja realizada, o banco fica com o dinheiro para quitar a dívida e você fica com o restante.
Se a venda não for realizada, o banco tem o direito de realizar um segundo leilão, dessa vez por um valor mínimo igual à sua dívida com ele. Caso a venda seja realizada pelo valor mínimo da dívida, você quita a dívida com o banco, mas não recebe nada pelas parcelas já pagas.
Dicas para não cair nesse cenário
Essa é uma situação da qual você deve fugir a qualquer custo. Fazer um financiamento imobiliário é assumir um compromisso de longo prazo, por isso você deve fazer as contas com muita atenção e avaliar o valor das parcelas que você realmente consegue pagar.
Para que você não acabe em uma situação complicada, siga as nossas dicas:
- como comprar um apartamento com sua renda atual.
- como financiar um apartamento.
- cuidados que se deve ter antes de comprar um imóvel.
Nós sabemos que a conquista de um imóvel é um grande passo e que esse passo pode ser assustador. Por isso estamos aqui: para mostrar a você o que não deve ser feito e dar dicas sobre a maneira correta de realizar seu sonho.
Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.
Plano&Plano
Posts Recomendados: