

O Parque Minhocão, oficialmente chamado de Via Elevada Presidente João Goulart, é um dos lugares mais diferentes para curtir momentos de lazer na capital paulista.
Inaugurado pelo então prefeito Paulo Maluf, em 25 de janeiro de 1971, dia do aniversário de São Paulo, o elevado funciona como via expressa para carros, que liga a Praça Roosevelt, na região central da cidade, ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda, Zona Oeste.
Após pedidos de demolição ou desativação da via, nos últimos anos o local se transformou em um parque suspenso a céu aberto, permitindo o acesso de pedestres, ciclistas e famílias em horários específicos, quando o tráfego de veículos é interrompido.
Esse fechamento do Minhocão tornou o espaço em um local democrático de cultura, relaxamento e lazer ao paulistano, trazendo mais vida para a região central de São Paulo. Quer saber o que dá para fazer por lá? Venha descobrir.
O que fazer no Minhocão?
Ainda funcionando com um importante viaduto da cidade de São Paulo durante os dias de semana, o Minhocão virou um ponto de encontro urbano no período noturno e aos finais de semana.
Com cerca de 3,4 quilômetros de extensão, o local é ideal para a prática de exercícios, encontros culturais e passeios com pets. Para garantir mais conforto e segurança aos frequentadores, desde 2021 a Prefeitura de São Paulo instala bancos e tablados sobre o Minhocão nos horários de tráfego fechado.
Além disso, a prefeitura também instalou acessos que conectam o espaço à Praça Marechal Deodoro e ao Terminal Amaral Gurgel – que ficam na parte inferior do Elevado.
Veja algumas opções de lazer a atividades que você pode fazer quando o Minhocão é fechado para carros:
- Caminhar ou correr com uma vista diferente da cidade.
- Andar de bicicleta ou de skate com tranquilidade, sem o trânsito dos carros.
- Praticar exercícios físicos ao ar livre.
- Levar as crianças para brincar em segurança.
- Curtir a arte urbana, com grafites e murais incríveis nos prédios vizinhos. São cerca de 73 obras que podem ser apreciadas ao longo do seu trajeto.
- Relaxar e aproveitar a cidade, seja sentado, conversando ou só observando o movimento.
Além de tudo isso, cada visita ao Minhocão pode ser uma experiência diferente. Afinal, é comum ocorrer encontros e ações culturais por lá, como uma noite de cinema ao ar livre ou uma atividade física coletiva, por exemplo.
Qual é o horário de funcionamento do Parque do Minhocão?
O horário de fechamento do Minhocão como área de lazer é limitado, já que ele ainda funciona como via de trânsito em alguns períodos do dia. Veja os horários de abertura para pedestres:
- Segunda a sexta-feira: das 20h às 22h.
- Sábados, domingos e feriados: das 7h às 22h.
Ou seja, durante a semana, o parque linear é aberto no período da noite, e nos finais de semana e feriados, fica disponível praticamente o dia inteiro.
Como chegar no Minhocão?
Como está localizado no Centro de São Paulo, chegar no Minhocão é bem fácil. Você pode escolher diferentes formas de acesso:
- Metrô: as estações mais próximas são a Marechal Deodoro e a Santa Cecília, ambas da Linha 3 – Vermelha.
- Ônibus: diversas linhas que passam pelas Avenidas São João e General Olímpio da Silveira param pertinho do Elevado João Goulart.
- Carro ou bicicleta: há opções de estacionar nos arredores ou chegar pedalando pelas ciclovias da região.
Veja aqui o endereço e faça sua rota para visitar o Minhocão.
Vale a pena visitar o Parque Minhocão?
Sim! O Parque Minhocão é um ótimo exemplo de como a cidade pode se reinventar com um novo conceito urbanista, onde os veículos deixam de ser prioridades e o morador é incentivado a ocupar os espaços públicos. De símbolo de trânsito intenso, a via elevada virou um espaço de lazer, convivência e cultura para todos.
Seja para fazer exercício, passear com a família, ver os murais de arte urbana ou simplesmente observar a cidade de um novo ângulo, o Minhocão em São Paulo é um passeio que vale incluir na sua lista de lugares para conhecer.
Morar no Centro de São Paulo
Entender o impacto desse novo uso do minhocão na vida dos moradores mostra porque escolher morar no Centro de São Paulo pode ser uma experiência única. Seja para apreciar a cultura, fazer compras, curtir a vida noturna ou passear por espaços incríveis.
Com sua pluralidade e comodidade, o Centro continua sendo o coração pulsante da maior cidade do Brasil — um lugar onde tradição e modernidade se encontram a cada esquina.
Já pensou em morar por aqui e aproveitar tudo isso pertinho do seu lar? Agora você pode!
A Plano&Plano possui várias oportunidades na região central de São Paulo, com opções de apartamentos de 1 e 2 dormitórios e ótima infraestrutura de lazer. Acesse aqui e veja todas as opções de apartamento no Centro de São Paulo!
Plano&Plano
Posts Recomendados:


