31/05/2021

Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!

Porta de correr: bonita, elegante e te faz ganhar muito espaço!

Já pensou por que as crianças sempre desenham um modelo de casa com telhado duas águas e uma porta e janela pequenas? É porque, na verdade, é assim que a maioria das residências sempre foram construídas. 

Então, quando surgiram as propostas modernas de coberturas planas e grandes aberturas, as pessoas estranharam. De fato, somos mais resistentes a tudo o que está fora dos padrões tradicionais. Um exemplo é a utilização de porta de correr.

Bem, especialmente o modelo de porta aparece como solução em diversas propostas de arquitetura contemporânea – seja para fachadas, interiores ou móveis. 

Será que você entende exatamente quais as maiores vantagens encontradas pelos projetistas na utilização desse tipo de elemento? Vamos esclarecer algumas dúvidas que você ainda possa ter sobre isto no texto a seguir.

Garden Light Paisagismo Paisagismo https://www.vivadecora.com.br/foto/144470/cadeiras-metalicas-e-luminarias-pretas-de-parede

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/230931/cozinha-com-moveis-planejados-e-piso-de-madeira

Quais as características gerais dos modelos de porta de correr?

Portas são elementos de construção civil que têm como função principal realizar o fechamento de aberturas de arquiteturas de edificações. 

O modelo tradicional é composto de um batente – peça utilizada para fixação na parede -, guarnições – para dar acabamento -, e uma folha com dobradiças – que é o que faz o fechamento do vão de fato. Este é o tipo de porta ‘de bater’. Mas existem muitos outros tipos, incluindo a porta de correr.

Antes de começarmos a falar sobre as características gerais das portas de correr, devemos esclarecer o que é ‘folha’. Bem, é basicamente a porta em si. 

Uma subestrutura composta de várias ripas e lâminas ou uma placa maciça de algum material, como madeira, que faz o fechamento de um vão da casa. Especialmente as portas de correr podem ter mais do que uma única folha – sendo duas, 3 ou quantas forem necessárias.

Oliva Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/223974/ambiente-com-poltrona-aveludada-e-tapete-neutro

A folha de uma porta comum apresenta 2,1 m de altura e larguras entre 60 cm até a medida permitida de acordo com a resistência dos materiais utilizados – sendo o padrão 80 cm. Para que peças como esta possam realizar o movimento ‘de correr’ – e não ‘de bater’, como acontece com o modelo tradicional de porta – será necessária uma estrutura de trilhos.

Basicamente, existem dois modelos diferentes de sistemas de portas de correr. O modelo ‘A’ consiste em folhas que correm dentro de trilhos, por meio de um recorte feito na própria folha ou por roldanas presas na sua parte superior e inferior. Já o modelo ‘B’ consiste em folhas que têm roldanas presas somente na parte de cima e que correm encaixadas em uma haste fixada à parede acima da altura do batente da porta.

Dado Castello Branco https://www.vivadecora.com.br/foto/22252/cortina-com-tecido-branco-e-almofada-cinza-claro

2MArquitetura Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/157213/banquetas-de-madeira-preta-e-cadeiras-eames-cinza

Como a arquitetura utiliza portas de correr nas residencias?

Existem vários modelos diferentes de portas de correr à venda nas lojas, e sempre é possível fazer uma peça sob medida. Geralmente é utilizado para o batente, guarnição e  caixilhos materiais como madeira, alumínio e PVC. 

Já a parte interna das folhas pode ser feita também nestes materiais ou de vidro temperado – com aproximadamente 8 mm de espessura -, uma alternativa de visual muito mais discreto e moderno.

A arquitetura tem, portanto, todas estas opções a seu favor. Isso permite que os projetistas possam imaginar edificações com aberturas e fechamentos diferenciados. O uso do modelo de porta de correr se justifica de muitos modos, dependendo da proposta. 

Pode ser por razões estéticas ou visando uma maior economia de espaço, já esse tipo de porta não avança além das suas dimensões para realizar a abertura do vão onde se encontra.

Fabiana freire https://www.vivadecora.com.br/foto/149184/sofa-branco-de-canto-e-mesa-de-centro-preta

Podemos ver a utilização das portas de correr com mais frequência em situações onde a ideia é realizar uma maior integração entre o exterior e os interiores das edificações. 

Um exemplo são as portas tipo “balcão”, com folhas de vidro e também venezianas, fechando vãos entre quartos e sacadas. Também existem as lindas portas sem guarnição que podem ter suas folhas recolhidas por completo, fazendo sala e jardim parecerem um só ambiente.

Paula Magnani https://www.vivadecora.com.br/foto/26689/cortina-com-tecido-branco-e-poltrona-de-couro

Léo Muricy https://www.vivadecora.com.br/foto/151775/ombrelone-e-luzinhas-integradas-tapete-listrado

Como o design de interiores explora as portas de correr?

Em termos de segurança, as portas de correr perdem para as portas ‘de bater’. Por isso, elas são mais utilizadas no design de interiores. Realmente é dentro dos ambientes decorados onde nós podemos ver mais exemplos deste tipo de porta. 

Elas são utilizadas principalmente quando se deseja fazer economia de espaço – é o caso das portas simples, de uma folha, em entradas de banheiros e outras dependências menores.

Portas de correr também são ótimas soluções junto de painéis – em muitos casos, embutidas neles -, para fazer a separação de ambientes integrados. 

Por vezes, elas podem até ajudar a ocultar cômodos – correndo em sentido “vai e vem” ou “zig zag”. E existem aquelas portas especiais do tipo ‘veneziana’, permitindo a passagem de ar, e translúcidas, permitindo a visão completa e a passagem da luz – como as de box de banheiros.

Decoração de casa https://www.vivadecora.com.br/foto/215331/parede-com-pintura-branca-e-moveis-de-madeira

Revista Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/203258/porta-de-trilho-e-estante-metalica-dourada-media

Ana Yoshida https://www.vivadecora.com.br/foto/21394/papel-de-parede-moderno-e-cadeiras-de-madeira

Em proporções menores, também podemos ver a utilização de portas de correr como fechamento de armários. São exemplos de móveis com esta solução: balcão de cozinha, balcão buffet, rack de TV e guarda-roupa.

Anna Maya Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/94269/guarda-roupa-com-portas-de-vidro-reflecta

Realmente, além de prático, pode ficar muito bonito. Já pensou em usar em sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Plano&Plano

Posts Recomendados:

Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher
Decora P&P
Cores para Ambientes Pequenos: Saiba Escolher
18/08/2020
Decoração Artesanal para seu Home Office
Decora P&P
Decoração Artesanal para seu Home Office
20/04/2020
Decorando a casa –  5 alternativas para mudar as paredes
Decora P&P
Decorando a casa – 5 alternativas para mudar as paredes
13/09/2016